Tudo nos trilhos
Eu uso muito pouco os produtos da M$ em casa. E tempos atrás o Windows deu pau pra variar. Fosse outra época, eu gastaria dias recuperando o sistema, os documentos, etc... Mas já faz muito tempo que não tenho saco pra ele.
Existem uns pouquíssimos motivos para eu continuar com ele na minha máquina, mas ele ainda é necessário sim. Pois bem, depois de muito postergar resolvi meter a mão na massa e fazer o odioso ritual do formata-e-instala.
Qual minha surpresa quando vou procurar no meio dos CDs e lembro que joguei fora o CD de instalação do Windows. Solução: deixar a madrugada inteira baixando um torrent. Terminado o download, vejo que o arquivo de imagem não era uma iso e sim um nrg, que é um formato de imagem proprietária do Nero, e não dava pra gravar direto pelo meu querido K3B. Nada de mais, uma googlada e pronto, eis uma linha de comando para fazer a conversão. Isso mesmo. Com uma linha deu pra fazer a conversão de nrg para iso, e enfim gravar a imagem num CD.
Ah sim a linha em questão é:
$dd bs=1k if=imagem.nrg of=imagem.iso skip=300
Enfim, comecei a via sacra... formata, instala, instala drivers, aplicativos básicos, aplicativos de segurança, configura uma coisa, configura outra, restaura os backups...
Hora de restaurar o grub, o bootloader do Linux, para que eu pudesse deixar a máquina novamente com dual boot.
Vou dar o boot com o CD do Linux e trava. Tento de novo e de novo e nada. O CD foi pro espaço tbm. Solução: baixar o Linux, gravar num CD e daí sim recuperar o meu mojo.
Depois de iniciar o boot com o CD do Linux, abri um terminal e fiz:
$sudo grub
>root (hd0,0)
>setup (hd0)
>quit
Reiniciei e pronto. Tudo funcionando como deveria ser, nos trilhos.
E agora consegui passar as fotos do meu aniversário para o PC (sim, a minha câmera é um dos motivos para eu ainda manter o Rwindows aqui).
See yo, fellas.
-----------------
Abraços, Perdigão