sábado, agosto 30, 2008

Tudo nos trilhos

Eu uso muito pouco os produtos da M$ em casa. E tempos atrás o Windows deu pau pra variar. Fosse outra época, eu gastaria dias recuperando o sistema, os documentos, etc... Mas já faz muito tempo que não tenho saco pra ele.

Existem uns pouquíssimos motivos para eu continuar com ele na minha máquina, mas ele ainda é necessário sim. Pois bem, depois de muito postergar resolvi meter a mão na massa e fazer o odioso ritual do formata-e-instala.

Qual minha surpresa quando vou procurar no meio dos CDs e lembro que joguei fora o CD de instalação do Windows. Solução: deixar a madrugada inteira baixando um torrent. Terminado o download, vejo que o arquivo de imagem não era uma iso e sim um nrg, que é um formato de imagem proprietária do Nero, e não dava pra gravar direto pelo meu querido K3B. Nada de mais, uma googlada e pronto, eis uma linha de comando para fazer a conversão. Isso mesmo. Com uma linha deu pra fazer a conversão de nrg para iso, e enfim gravar a imagem num CD.

Ah sim a linha em questão é:
$dd bs=1k if=imagem.nrg of=imagem.iso skip=300

Enfim, comecei a via sacra... formata, instala, instala drivers, aplicativos básicos, aplicativos de segurança, configura uma coisa, configura outra, restaura os backups...

Hora de restaurar o grub, o bootloader do Linux, para que eu pudesse deixar a máquina novamente com dual boot.

Vou dar o boot com o CD do Linux e trava. Tento de novo e de novo e nada. O CD foi pro espaço tbm. Solução: baixar o Linux, gravar num CD e daí sim recuperar o meu mojo.

Depois de iniciar o boot com o CD do Linux, abri um terminal e fiz:

$sudo grub
>root (hd0,0)
>setup (hd0)
>quit

Reiniciei e pronto. Tudo funcionando como deveria ser, nos trilhos.

E agora consegui passar as fotos do meu aniversário para o PC (sim, a minha câmera é um dos motivos para eu ainda manter o Rwindows aqui).

See yo, fellas.
-----------------
Abraços, Perdigão

quarta-feira, agosto 27, 2008

Página inicial esperta no Firefox

Que o Firefox é um navegador bacana todo mundo sabe (quem não sabe, provavelmente é pq não conhece, e deveria se dar no mínimo uma chance de experimentá-lo).

Pois bem, muitas vezes configuramos a página inicial, mas todo santo dia visitamos uma 4 ou 5 páginas logo que abrimos o navegador. Um email, um blog, um portal, aquela página do serviço...

Pois bem, dá para configurar o Firefox para abrir várias páginas de uma vez só logo que ele inicia, cada uma em uma aba diferente. Como fazer? Bem, existem 3 formas de se fazer isso. Lá vai.

1ª Editando na mão

É mais simples do que parece. No lugar onde você configura a página inicial, coloque os vários endereços separados por um pipe ("|"). Este símbolo deve estar próximo do "z" do seu teclado.

Assim ó:


2º Usando páginas abertas

Esse é o mais fácil de todos. Abra todas as páginas que você quer deixar como páginas iniciais, e depois, na mesma tela das opções onde você escolhe a página inicial, clique em "Usar a página aberta". Segue a figura:


3º Usando os favoritos

Também é fácil. Ao invés de clicar em "Usar a página aberta", clique em "Usar favorito...", escolha qual das suas pastas dos seus Favoritos usar, e depois dê "OK". Simples assim. Acompanhe abaixo:




Té mais.
-----------------
Abraços, Perdigão

segunda-feira, agosto 18, 2008

No Top Gun, Yes Perdi Gun!

Sabadão, eu de plantão em casa, esperando alguma desgraça acontecer (mas torcendo para que não aconteça) no serviço. O combinado era que eu e o Samuel ficássemos umas horinhas pela parte da manhã no horário de Los Angeles, e no fim da tarde deles, o que aqui foi algo entre meio-dia e as duas da tarde, e depois às oite e nove da noite.

Meio-dia e meio, nada acontece, e vou cortar o cabelo que tava realmente precisando de um trato (tava quase igual ao do Sílvio Santos). Vou lá, corto e volto. Em poucos minutos o Samuel me chama no Yahoo Messenger:
- "Man, faz tempo que você tá aí?"
- "Nope, cheguei quase agora. Fui cortar o cabelo."
- "Hehehe. Top gun style?"
- "No no... Perdi Gun Style.aeuheauheauhea"
- "aeuhaeueauha"
...

Tá, o trocadilho foi podre, mas foi legal. Passa o sábado, passa o domingo, chega segunda (hoje). Comenta daqui, comenta de lá, e eis que o Samuel me acha umas fotos do filme. "Ele imprimiu essa foto aqui, chegou no cabelereiro e disse: Corta assim!" haeuhaeuaehauh. Realmente ficou parecido - o cabelo.

Pior, cismaram de fazer aqueles famosas fotos, "separados na maternidade", série da qual já haviam descoberto que eu sou o trigêmeo perdido do Vavá do extinto Karametade (argh!).

Enfim, para a foto selecionada, uma de cartaz, precisavam da mocinha do filme. Uma loira de cabelos cacheados, que no caso acabou sendo "interpretada" pela Renata Januzzi (aliás, não pega nada entre eu e ela viu) e de uma jaqueta, que foi emprestada pelo Zarak Campbell (não se engane pelo nome, ele mais parece um dançarino de axé). Sem mais delongas, a foto:



Enfim, esse post realmente faz jus ao uso da tag "ócios do ofício". E sim, minha mulher está puta da vida. Se eu acordar com bolas a menos vocês já sabem.

Ah e a propósito, só pra completar, hoje, dia 18 de agosto, é o Dia Mundial do Orangotango Amarelo da Tasmânia. E isso não vai ser útil pra você em hipótese alguma.
-----------------
Abraços, Perdigão

quarta-feira, agosto 13, 2008

13 de agosto

Ah, sim, só pra constar.... hoje é:

Dia do Azar
Dia Internacional dos Canhotos
Dia do Nascimento de Fidel Castro
Dia do Nascimento de Alfred Hitchcock
Dia do Falecimento de Jacob do Bandolim
Dia da Contrução do Muro de Berlim
Dia de Santa Radegunda (não, eu não sou católico, e essa santa também não deve ter a mínima importância, mas com um nome miserável desse eu não poderia excluí-la dessa lista).

Agora que você perdeu 2 minutos da sua vida lendo o que eu considero o mais interessante, veja outras coisas que também não vão te acrescentar nada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/13_de_Agosto

Espere só pelo dia 18 de agosto...

Ah, eu não vou começar uma śerie de dias das coisas não. Esse post é por pura miséria também.
-----------------
Abraços, Perdigão

Dois pra lá, dois pra cá

Se tem alguma coisa que eu nunca gostei e ainda não gosto são musicais.

Isso mesmo. Sabe aquele tipo de filme onde as pessoas começam a dançar e cantar por alguma razão idiota ou mesmo sem motivo? Pois é, nunca gostei. Mais que isso, sempre odiei. Me dá nos nervos ver alguma coisa tão artificial quanto aquilo. É simplesmente surreal e irritante.

Se eu quisesse ouvir música ruim, ouviria assistiria o Programa do Raul Gil. Se eu quisesse ver dança nonsense, assistiria o Domingão do Faustão. Se eu quisesse um enredo de quinta, assistiria as produções do Zé do Caixão.

Falei.
-----------------
Abraços, Perdigão

quarta-feira, agosto 06, 2008

Vinte e cinco anos sem tirar

Não, isso não é o recorde de bimbadas promovido entre os usuários de viagra e ecstasy.

No último sábado, dia 02, completei 25 anos. Um quarto de século. Sei que é ínfimo comparado à Dercy, e por isso não ganhei meu Maybach de aniversário.

Bem, andei deveras ocupado esse tempo todo, e só agora sobrou um tempinho para postar isso. Imagina só se até os 26 não vai passar voando....

-----------------
Abraços, Perdigão