segunda-feira, maio 14, 2007

Eu já não entendo mais nada

Eu já não entendo mais nada. Não entendo mais nada de TI, muito menos de economia e de negócios.

Linux é coisa de adolescente nerd, comunista, cheio de espinhas, sem amigos reais, e que acha que pode revolucionar o mundo, além de invadir e roubar computadores de usuários indefesos e inocentes. É coisa do capeta e viola a boa ordem natural das coisas.

E ponto final. Não mais com as palavras em minha boca (ou tela), mas na dos outros:

- Bruno Sayeg Garattoni, colunista do caderno Link do jornal O Estado de São Paulo, e do blog Re:Bit da Super Interessante (Editora Abril), escreveu em seu blog pessoal: "...O esperadíssimo Ubuntu7 ... chega a humilhar o Vista." neste post aqui.

- Sandra Carvalho, o currículo dela é extenso demais para escrever aqui, no seu blog relata um triste episódio, sob o título "Quem é o responsável pela chave do Windows?"

- Ainda na Info leio isso e sua origem, a revista americana Fortune, mais exatamente nesta matéria.

Esta não é uma prova, mas um indício de que atualmente é necessário rever os conceitos, visto que mesmo edições que defendem(iam) a Microsoft e sua política como empresa de TI estão se dobrando frente ao movimento do software de código aberto.

sábado, maio 12, 2007

Serviços gratuitos são bons mesmo?

Como eu havia dito no post anterior, iria me dedicar mais à construção de uma página pessoal e ao meu outro blog.

Bem, não tem como levar meu outro blog a passos largos, visto que seu cunho é muito mais técnico e tal. É preciso escrever ler muito, escrever, revisar, ... Não dá para fazer um post em 10 minutos.

Minha página está no Yahoo!. Está praticamente pronta. Novo layout (mais light, baixo-contraste, muito webstandard), e muito mais conteúdo. Faça uma visita .

Não gosto muito de layouts prontos. Geralmente são uma porcaria. Aqui no blogger até que a coisa é diferente, os layouts oferecem CSS e acesso aos códigos, além de possuir recursos para diversas midias (handhelds e PDA's). Ou seja aqui no blogger a coisa é um pouco mais profissional, certinha.

Melhor que no Wordpress, onde você não pode acessar o código-fonte para incluir um serviço de análise de tráfego básico.

Agora, e as limitações que esses serviços oferecem? O blogger tem poucos recursos (tá certo, é só pra ser blog mesmo). Mas bem que poderiam haver outros serviços integrados. O Orkut não tem enquetes? Por que raios temos que recorrer a serviços externos?

No Yahoo! a coisa é pior. Pra começar eles sequer tem serviço de blog (não, eu não quero criar mais um blog). O Geocities foi um boa sacada que o Yahoo teve anos antes do Google, que ainda engatinha nesse nicho com o Google Pages (ainda em fase de testes e disponível apenas para os EUA). O Google Pages oferece 4 vezes mais espaço (característica marcante), e mais facilidades para edição, que faz lembrar muito um serviço de blog, porém as limitações do serviço são severas e os bugs ainda são abundantes.

O Google Pages não suporta completamente javascript, CSS, e muito menos serviços externos.

O Yahoo! perde apenas em um ponto (muito importante, diga-se de passagem) no suporte a formulários. Sim, formulários do tipo "Fale Conosco" ou "Contato". Hoje vi mais de 60 sites hospedados no Geocities, e todos os formulários que funcionam são de serviços externos (pagos!) ou então o ineficaz link mailto.

Claro que não de se cobrar que estes serviços suportem muita coisa, como bancos de dados (MySQL, Postgre, Firebird,...) e linguagens dinâmicas (PHP, ASP, Cold Fusion, Python,...). Mas a questão é que o Yahoo! afirma que oferece esse tipo de serviço (os dados do formulário são enviados para o e-mail secundário).

O Google já nem diz que suporta formulários. O negócio deles é facilidade para edição e muito espaço - e só.

Então fica a questão: será que terei de recorrer a mais serviços externos? Pelo visto sim.

E onde fica a fidelização do usuário?! Pelo jeito, enquanto os gigantes se debatem e escorregam nessas pequenas coisas, a fidelidade fica indo pelo ralo.

Bem, chega de chorumelas. Tenho alguns cadastros em serviços suspeitos para fazer. E botar meu formulário para funcionar.

sexta-feira, maio 04, 2007

Trabalhando um pouco

Meu outro blog, assim como minha página no Geocities, estão meio jogado às traças.

Assim, vou diminuir um pouco as postagens este mês e trabalhar um pouco neles. As traduções de posts antigos já estão prontas, mas ainda falta escrever alguns artigos sobre programação que prometi, e disponibilizá-los para download em pdf.

Mãos à obra.

Té+

quinta-feira, maio 03, 2007

Reformulando ainda mais

É isso aí. O volume de visitas não anda muito bom, o de participação então nem se fala (a Kellen, autora do Blog Já Viu?! foi uma das poucas boas almas em meses a me levantar o moral).

Tá certo que não sou escritor de contos eróticos, nem sou um piadista de plantão. Mas acho que estava faltando um certo dinamismo nas minhas páginas. Eu estava justamente pensando nisso nos últimos dias, quando li isso no Blog do Aurélio.

Sugeri através de um comentário a implementação de enquetes para deixar a comunicação com os leitores mais fácil. Mas daí surgiu a dúvida: é possível? Por que não fui atrás disso antes?

Então fui. Encontrei alguns sites que forneciam o serviço "digratis", escolhi o melhorzinho (a apresentação de resultados é mais completa e a administração da enquetes é mais agradável), e resolvi testar. O serviço escolhido tinha sido o da Opine Now!, porém o código fornecido por eles não era corretamente reconhecido pelo Blogger (tanto em posts, quanto como um serviço externo na barra lateral). O mico foi eu ter recomendado o serviço para uns amigos sem antes ter testado (que vacilo!). Insisti na idéia. Criei um blog para testes no Wordpress. O parser deles também não reconhecia o código nem por decreto.

Fazer o que? Mudar de opção de prestadora de serviço. O Blogger recomenda uma lista, entre eles o Pollhost, que resolvi testar. No Blogger ele subiu bem, mas no Worpress... Aliás não se pode editar diretamente o código-fonte no Wordpress, e apesar da plataforma oferecer alguns recursos bem interessantes, ainda falta simplicidade para tarefas mais rotineiras.

Depois de tudo isso aqui está. A primeira enquete no Blog do Perdigão, ao lado:

té+

Quem linka quem?

Dando uma olhada rotineira no "blog já viu?!" Reparei que havia uma ferramenta interessante na barra lateral. Uma lista de quem e quantos links há para a página.

O serviço é provido gratuitamente pelo site e-referrer. Me cadastrei e coloquei a lista na barra lateral, abaixo da seção links.

Achou interessante? Faça você também, oras. Não achou? Então por que está lendo até o final do post?

té+