domingo, outubro 08, 2006

Que campeonato!

A apenas uma corrida de acabar o atual campeonato de F1 (falta Interlagos no dia 22/10) tudo pode acontecer.

Sim, pois neste campeonato vimos coisas no mínimo inusitadas como a quebra da Renault de Fernando Alonso e nesta madrugada a quebra da Ferrari de Schumacher.

Para ser campeão o alemão tem que ganhar o GP do Brasil e torcer para que Alonso não fique entre os 8 primeiros a cruzar a linha de chegada. Isto faz de Alonso um virtual bicampeão, mas tudo é possível. Até teoria da conspiração vale.

O que quero ver mesmo é o campeonato do ano que vem com Alonso na McLaren e Raikonnen na Ferrari. Será que vai ser a vez do finlandês maguaceiro? Ou será que Alonso vai levantar a McLaren?

Quem fica na pior é a Renault que é uma equipe de ponta e vai estar sem nenhum piloto à altura.

Torço para ver a vaca louca do Kubica na Renault ou alguma equipe de ponta até 2009. Aí o circo vai estar completo.

Pêsames para o Fisichela que perdeu seu melhor amigo nesta semana e até chorou no pódio em Suzuka.

Pois é garotada, enfim assistimos um campeonato legal (já estava cansado de ver dobradinhas da Ferrari, com o Schumacher passeando pela pista na frente dos outros mortais), independente da decisão. O ano passado já tinha sido diferente (Alonso campeão por antecipação e Raikonnen vice), e agora vemos uma temporada como a muito tempo queria se ver, com a decisão para a última corrida.

Té+

sábado, outubro 07, 2006

Vôo 1907

Manifesto aqui minhas condolências aos familiares do vôo 1907 da Gol Linhas Aéreas, ainda que tarde, pois é difícil até mesmo imaginar o que seja essa perda de proporções incomuns.

Também deixo minhas palavras de indignação contra o jornalista do The New York Times, Joe Sharkey, que devido à profissão deveria ter a imparcialidade como uma de suas bases profissionais. Só posso considerar como infelizes suas palavras (isso para não dizer muuuuiita coisa pior).

Té+.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Eleições 2006 - 1º Turno

A corrupção incomoda muito, mas do MEU ponto de vista não é a forma correta de se avaliar um candidato. Deve-se avaliar quais são as propostas de governo e quando eleito, se ele teve capacidade administrativa e cumpriu as propostas feitas antes de se eleger. O atual presidente da república não teve essa capacidade administrativa.

Lembro que na eleição de 2002, durante um debate ele disse que 4 nos era pouco para se fazer alguma mudança significativa no Brasil E estipulou um plano de governo de 4 anos dentro da realidade do que ele disse possível de fazer em 4 anos (sendo o ideal, mais 4 anos para completar a transformação). No entanto só para esse início de plano de governo (de 8 anos) ele já mostrou que não teve capacidade administrativa em cumprir metas e prazos. Muitas das metas não atingiram sequer 50% do objetivo.

Muitas coisas consideradas escândalo pela mídia e pela população (influenciada pela mídia) como a compra de um avião eu achei inteligente. Talvez até mesmo pela vocação e formação de engenheiro eu tenha uma visão de apenas trabalhar com números, resultados. Essa da compra do avião foi uma forma de investimento inteligente, já que reduz os gastos a médio prazo (ainda dentro dos 4 anos de governo do Lula) com passagens de avião.

O que eu achei muito vacilo da parte dele foi aprovar uma MP (uma semana antes da recente eleição) sobre cotas para afrodescendentes em universidades federais. O Prouni (do qual eu fui um beneficiado) foi uma bola dentro, mas cotas para afrodescendentes é uma bola fora. O Prouni tem um cunho social de verdade, pois se baseia em condições sócio-econômicas, independente da raça.
A questão é a seguinte, um afrodescendente de classe média, ou média baoxa pode se valer desse instrumento para o ingresso num curso superior, ao passo que um branco ou indígena ou oriental pobre não pode.

A proposta mais séria e coerente que vi nesta eleição foi do Candidato do PDT, o senador Cristóvão Buarque. Foi a única proposta de governo que achei interessante.

Acho que o que falta para o Cristóvão, não são idéias ou boa vontade política, e sim carisma. Ele não tem a empatia (nem os mesmos "marketeiros") dos outros candidatos.

Não é uma questão de apoiar a direita ou a esquerda e sim a população em geral, da classe mais desfavorecida à classe média.

Como eu disse prefiro resultados ao invés de rótulos e bandeiras.

O Luciano Bivar tinha também uma proposta interessante, porém voltada mais À classe média, que tem capital para investir. Mas as verdades levantadas por ele, como o gasto excessivo em cargos de confiança (40.000 cargos no Brasil, enquanto em países emergentes ou de 1º mundo esse número gira em torno de 3.000) foram muito esclarecedoras de quanto o governo federal administra mal o dinheiro público.

Fiquei muito decepcionado com estas eleições. Ela mostrou a falta de consciência política da população brasileira. É a falta de cobrança e de se estar ciente das atribuições dos poderes.

Se o Lula tivesse prometido metade do que ele prometeu em 2002, independentemente de escândalos, talvez tivesse meu voto.

O Alckmin foi muito criticado em São Paulo por vetar uma medida no Câmara Estadual destinando mais verba à educação. Porém, isso estava no plano de governo por ele apresentado antes de sua reeleição. Ele só cumpriu o que disse.

Pra mim o que vale é isso, cumprir o que fala e mostrar resultado

Já o Serra, candidato à governador do Estado de São Paulo, teve todo o apoio do PSDB e ganhou no 1º turno. Para mim não vale a pena, se fosse possível eu colocaria novamente o Alckmin no governo do estado de SP. O Serra não cumpre o que promete e pior, deixou o Gilberto Kassab na prefeitura da cidade de São Paulo.

Para esclarecer, o Kassab, sempre esteve envolvido em tudo o que deu errado em São Paulo, principalmente ao lado de Maluf (que agora foi o deputado federal mais votado!), Pitta e Duda Mendonça.

Sobre as eleições recentes, mais motivos para a decepção foram candidatos que o povo elegeu tais como Paulo Maluf, Clodovil Hernandez, Frank Aguiar, Valdemar Costa Neto, Fernando Collor de Mello, Ciro Gomes. Pessoas desprepadas para o cargo ou reconhecidamente sem índole para representar a população em âmbito federal.

Não quero ver as próximas eleições. Não quero ver mesmo. Quais serão os próximos candidatos? DJ Bola de Fogo? "Cumpade" Washington do É o Tchan? MC Serginho e Lacraia? Ximbinha e Joelma? Ainda bem que pessoas que não tenham nacionalidade brasileira não podem se candidatar, senão veríamos também Thalia e RBD.

Já não bastou o Coronel Ubiratan ter se candidatado, ainda bem que morreu antes.

Outro imperdoável é o Orestes Quércia (PMDB-SP). Quando governador de São Paulo, durante alguns anos fez um Programa Social de distribuição gratuita de leite. O problema é que este leite distribuído foi um enorme lote comprado do Leste Europeu após o incidente histórico de Chernobil, eis o lado negro da história. Ao passo que nenhum lugar no mundo queria o produto, ele compra e a preço de banana (ou até menos) e aproveita para construir a imagem de ajudar a população.

Volto a dizer que se deve analizar propostas, resultados, antes de pensar em rótulos e bandeiras. Também analizar históricos ajuda a tomar uma decisão consciente.

Ufa, acho que era isso.
[]'s

sábado, setembro 23, 2006

Made by yourself

Ando impressionado com o que alguns portais para programadores andam publicando sob o rótulo de artigos. Li alguns que mais pareciam nota de rodapé.

Sei lá, pode ser perfeccionismo, mas ultimamente vejo tanta coisa de baixa qualidade sendo publicada que estou com a impressão de que a internet tá virando uma televisão 2.0.

Na televisão você não tem muita escolha do que quer assitir. Não se sabe quando vai passar alguma coisa do seu interesse, mas mesmo quando você sabe, você tem que esperar. Com os computadores a coisa muda. Você dita o que você quer ver/ler agora; São Google que nos diga.

Deveria ter classificação de conteúdo: besteira, perda de tempo, vale uma espiada, muito bom, desprezível, naquelas, maizomeno...

Pois é moçada, meu saco tá tão saturado que decidi começar a escrever meus próprios artigos (sobre programação e linux).

Isso post é mais um "puta-que-pariu" do que outra coisa.

O novo layout da minha página do yahoo tá quase pronto. Quem quiser conferir o link está aí do lado. Creio que ainda hoje ponho "no ar". Senão fica pro fds que vem mesmo.

Té+

quinta-feira, setembro 21, 2006

Um tutorial

Fiz um tutorial ensinando a fazer uma estação de trabalho (programação para web) baseada em Linux, Apache, MySQL e PHP, o famoso LAMP. Interessado? Baixe o PDF na minha página pessoal.

Té+.