quarta-feira, março 28, 2007

De tirar o chapéu

Foi divulgada a segunda falha de segurança remota no sistema operacional OpenBSD... em 10 anos!

Tá certo que ele é um sistema projeto para ser o mais seguro quanto possível, mas assim é demais. Duas falhas em 10 anos de existência não é pra qualquer um.

E aliás a falha já foi corrigida rapidamente, como é quase regra no mundo dos Unix-Like.


Ah, se meu banco usasse esse sistema...


Té+

domingo, março 18, 2007

Brasão da Família Perdigão


Encontrei o brasão da minha família, que tem origens em Portugal, no século XIV.

Visto que uma parcela das pessoas que procuram por Perdigão no google, procuram por "família Perdigão", "família perdigão home page", "site da família perdigão", entre outras coisas, acho que isso sim é uma informação interessante de se colocar aqui.

Inclusive passarei a usar o este brasão como foto de identificação no perfil do Blogger (quero ver alguém falar alguma coisa agora).

sexta-feira, março 16, 2007

Processado? Eu?

Não faz muito tempo, escrevi aqui sobre quem vem parar no meu blog de paraquedas. Entre as coisas que o pessoal busca no google a chega aqui estão: "cumpade washington" (meu blog aparece na primeira página, entre 18.800, tudo por causa de um post sobre o primeiro turno das eleições 2006), "cartões de aniversário com urubu" (por coisas desconexas, palavras misturadas em um post e outro).

Mas, de longe, a maioria procura por informações sobre a Perdigão Agroindustrial S/A. Buscas como "Balanço Perdigão 2006", "Balanço Perdigão 2007", "Como entrar em contato com a Perdigão", "Renda Perdigão", "Imposto Perdigão", "Politicas Ambientais da Perdigão", "Escândalo Perdigão", e por aí vai. "Como criar Perdigão" também é procurado.

E, pasmem, nessas buscas meu blog fica muito bem colocado, inclusive na frente do site da própria Perdigão Agroindustrial S/A. E isso acabou por me gerar problemas: recebi hoje um e-mail do departamento jurídico da Perdigão notificando o uso indevido da marca, por usar o logotipo deles como minha foto. E creio eu que se há um tempo atrás eu não tivesse colocado um post esclarecendo que Perdigão é meu sobrenome, talvez eles quisessem que eu mudasse até mesmo o nome do blog.

A exigência foi de que eu trocasse a foto IMEDIATAMENTE sob risco ser processado em um monte de artigos e essa coisa toda.

O mundinho feio... eu aqui fazendo um marketing gratuito e efetivo (afinal eu apareço na frente deles no google), e eles me vem com essa. Processem o google por não atenderem à vossa vontade, ou melhor, me contratem para fazer o site de vocês. Garanto que ia ficar na frente do meu blog nas buscas no google.

Humpf.

quinta-feira, março 15, 2007

Novidades no meu outro blog

Visto que venho recebendo umas visitas "do além", comecei a publicar meu outro blog, o keeplearningblog, também em inglês. Além disso, logo ele contará com mais um contribuidor, meu amigo Júlio - um ótimo programador e pessoa, que, tenho certeza, irá contribuir com um conteúdo de altíssima qualidade.

Té+.

segunda-feira, março 12, 2007

Os poderes públicos X Tecnologia da Informação - parte 2

Onde os poderes públicos pecam?

O Legislativo em ainda não ter nada específico e efetivo a TI com relação à privacidade, proteção de dados, e relações na em sistemas eletrônicos. Todas as leis usadas nesses casos são adaptações de outras leis.

O judiciário pelo despreparo na lida com essas questões.

O executivo por não ter políticas de fiscalização efetivas. Apesar do que aparece na mídia, os números e realização ainda são risórios.

Passando a um raciocínio de visão mais ampla, vale ressaltar também que esse é um problema mundial, e exige toda uma revisão e reformulação. Se, apenas nos Estados Unidos ainda há problemas por causa das legislações estaduais - prisão perpétua num estado e no outro pena de morte - que são debatidos a mais de um século, imagina com relação a TI.

O ponto é que a internet tem o poder de remover fronteiras. E isso é pra lá de complicado para com os poderes públicos, e até mesmo para o conceito de Estado e de Nação Soberana.

Reflitam. Té+.