sábado, dezembro 23, 2006

Balanço 2006 - TI, Natal, negócios e projetos

Como continuação do outro post aqui vai...

TI
2006 também foi marcante para mim, já que me livrei quase que completamente dos arguilhões da Microsoft. Ainda mantenho o sistema para rodar programas necessários ao meu curso na faculdade, e apenas isso.

O software livre anda mandando bem e cada vez melhor. Para se ter uma idéia, 75% das empresas que mais investem em tecnologia no Brasil usam software livre. Várias entidades governamentais também.

Uma coisa que anda me deixando chateado é o crescente número de ferramentas para produção em massa. Isso me incomoda pelo fato de muitos "programadores" deixarem de pensar e apenas produzir.

Isso me lembra uma fábrica cheia de macacos apertando parafusos. É trágico. Podem até dizer que eu sou um romântico da programação, mas aposto que os melhores programadores concordam comigo.

Este ano estudei muito. Muito mesmo. Nada na faculdade. Muitas normas da W3C, manuais de programação (DOM, CSS, PHP, ECMA, Python, MySQL...). Ainda não experimentei nada do Ruby, muito menos do Rails, por isso não vou opinar.

Mas das tecnologias "do ano" andei experimentando AJAX. Para ser sincero não gostei muito. Principalmente por ser uma tecnologia que depende do navegador. Gosto mais de tecnologias server-side.

Por falar em navegador, a Microsoft continua decepcionando. Após o tão esperado Windows Vista ser uma cópia deslavada do MAC OS X, o novo Internet Explorer 7 lembra muito o Firefox com alguns add-ons instalados. Apesar de continuar tendo um menu difícil de controlar, má renderização de CSS e uma infinidade de bugs e não seguir as normas da W3C. Isso a Microsoft manteve e aprimorou.

Aliás acho que esse é o forte da Microsoft. Achar que é a dona das linguagens e normas e construir bugs e falhas de segurança incríveis. Nisso ela é top de longe. Ah, outra do tio Bill foi lançar o Zune: um iPod mais grosso, só isso.

Mas o que mais me chamou a atenção em 2006 foram os serviços web-based. Entre os melhores na minha opinião estão o del.icio.us (principalmente por causa da interface leve), e as wikis, cuja mais ilustre é a wikipedia.

Natal
Essa época de fim de ano é de certa forma a que mais me incomoda. As ações altruístas em alta, principalmente na mídia sempre me incomodam. Essa coisa de natal sem fome faz eu me perguntar: e o resto do ano?

Isso me passa um falso sentimento de ser bom. Não sou conivente com essas campanhas. E é só comida o que essas pessoas precisam? Não. Saneamento básico, educação de verdade e qualificação profissional. Creio que sem isso não há como reduzir taxas de miséria.

Também há outros casos que geralmente são esquecidos. Doação de sangue por exemplo. Isso ajuda a salvar vidas em horas críticas.

Fico triste em duas épocas do ano: carnaval e natal.

Quem tem um mínimo de bom senso e inteligência não pode se contentar com o carnaval. Já o natal geralmente é bem recebido, mas acima está minha justificativa.

Negócios
Em tom de desabafo, afirmo que o mercado e os consumidores em geral não sabem o que pedem. Tive (tenho) um cliente que encheu muito o saco este ano. O cliente queria um site para a empresa dele. Após acertarmos prazos e cifras comecei minha parte, e fiquei esperando que ele, que havia dito já ter muito material pronto, enviasse o tal material. O prazo para a conclusão era de 20 dias corridos.
Em uma das ligações que fiz cobrando o envio do material (ele precisava me passar as fotos, os textos, o logotipo da empresa, essas coisas), lá pela 4ª semana, ele me disse que era muito difícil preparar o material e queria que eu copiasse muitas coisas do site dos concorrentes. Olha só o tipo com quem fui me meter...
Claro que me neguei a fazer tal coisa e disse que o prazo estouraria, mas devido ao atraso dele. E ele ainda me vem com uma de: mas você tem que me ajudar!
Acho que foi um dos piores negócios que fiz até hoje. E tenho a forte impressão de que ele não vai me pagar.

Antes perder um cliente destes, do que ter dor de cabeça.

Projetos
Visto que muitas pessoas ganham dinheiro com as idéias mais inúteis na internet, pretendo criar uma ONG destinada a levantar fundos para cuidar das raras zebras albinas, que devido à sua peculiar pelagem são alvos fáceis dos predadores nas savanas, e estão à beira da extinção. A meta é arrecadar 68 milhões de libras esterlinas até o fim do ano que vem, ponto a partir do qual pretendo começar a gastar esse dinheiro na construção de cativeiro e um de um SPA. O cativeiro para as zebras e o SPA para a sede da ONG, mais especificamente aqui na minha casa.

Ah, também vou colocar o meu site no ar (esse parágrafo é sério). Por enquanto só estou reunindo material para a confcção do mesmo. Já garimpei bastante coisa na net. Que estiver interessado entre neste link por volta do final de janeiro de 2007.

Fora isso é muita faculdade, casamento, família...

Té+

Nenhum comentário: