quarta-feira, dezembro 24, 2008

Isso não é outro post natalino idiota

Pois é... estou de volta. Depois de um recesso desde agosto, volto a publicar e abrir o blog.

E logo de cara, o primeiro post vem com algo que me passa todo ano desde que tento entender o mundo: o Natal e as festas de fim de ano.

Nunca vi real motivo para a existência do Natal e de toda parafernália que o cerca - e que nos cerca.

É o nascimento de Cristo? Quem disse? Quem registrou essa data? Se é mesmo o nascimento de Cristo, por que o nosso calendário não começa nessa data, visto que ele é aC-dC (com trocadilho)?

Por que temos um protótipo plástico de pinho enfeitado com luzes? Por que fazemos as crianças acreditarem em Papai Noel (uma figura bizarra, com roupas de inverno em pleno verão tropical, sem mulher, sem filhos e que só resolve aparecer uma vez por ano)?

Já viram alguma coisa mais hipócrita do que uma campanha por um Natal sem fome para os necessitados? Quer dizer que as pessoas pobres não sentem fome o resto do ano? Essa de espírito natalino não me desce pela garganta.

Será que isso é só pra aliviar a consciência das pessoas de classe média por não ajudar os necessitados durante o ano todo?

E o lado comercial das coisas? Lojas cheias de pessoas, música irritante, todos atrás de uma promoçãozinha. Não consigo de deixar de pensar em animais. Porcos num chiqueiro, grunhindo. Daí penso em formigas ou abelhas e em como esses simples artrópodes conseguem ser mais organizados que os humanos.

Caixinhas de Natal? Pedem na padaria, no mercado, em todos os serviços prestados. Por que? Porque o cliente recebeu o 13º e poderia dar-lhes uma fatiazinha do minguado?

Televisão? Portais de notícias? Sua caixa de email? Revistas? Seu correio propriamente dito? Tudo e todos tentando de empurrar algo ou te arrancar algo, ou despejando toneladas de informação inútil.

Os agradecimentos são outra coisa que me irrita. Sabe qual é o melhor dia pra agradecer? O dia presente. Seja num favor que alguém lhe fez, algo bom que alguém te trouxe, um almoço, um café, um sorriso. Sempre é tempo de agradecer. E não apenas no final do ano como um desencargo de consciência por ter sido mesquinho o resto do ano. O mesmo vale para pedidos de perdão, e votos de sucesso.

A ceia de Natal, e as uvas e o "champagne" do ano. Aí está outra coisa que me dá arrepios. Fico enjoado quando vejo aquela mesa cheia, com muito mais comida do que é realmente necessário. O exagero de quem vai comer até abrir o cinto e desabotoar a calça. E o peso na consciência é zero para quem doou 5, 10 ou 50 reais naquela campanha pelo natal sem fome.

Se você se identificou com o texto, feliz solstício para você. A danadinha da Terra completou mais uma volta, e agora o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. Se você não se identificou, não se sinta mal. Você faz parte da humanidade e é doente como a maioria das pessoas que não gosta de ver a hipocrisia nos próprios atos.

Antes de descerem a lenha, creio que vale ressaltar um ponto. Eu não sou contra nenhuma campanha contra a fome e sim contra camapanhas contra fome única e exclusivamente durante o natal.

-----------------
Abraços, Perdigão

sábado, agosto 30, 2008

Tudo nos trilhos

Eu uso muito pouco os produtos da M$ em casa. E tempos atrás o Windows deu pau pra variar. Fosse outra época, eu gastaria dias recuperando o sistema, os documentos, etc... Mas já faz muito tempo que não tenho saco pra ele.

Existem uns pouquíssimos motivos para eu continuar com ele na minha máquina, mas ele ainda é necessário sim. Pois bem, depois de muito postergar resolvi meter a mão na massa e fazer o odioso ritual do formata-e-instala.

Qual minha surpresa quando vou procurar no meio dos CDs e lembro que joguei fora o CD de instalação do Windows. Solução: deixar a madrugada inteira baixando um torrent. Terminado o download, vejo que o arquivo de imagem não era uma iso e sim um nrg, que é um formato de imagem proprietária do Nero, e não dava pra gravar direto pelo meu querido K3B. Nada de mais, uma googlada e pronto, eis uma linha de comando para fazer a conversão. Isso mesmo. Com uma linha deu pra fazer a conversão de nrg para iso, e enfim gravar a imagem num CD.

Ah sim a linha em questão é:
$dd bs=1k if=imagem.nrg of=imagem.iso skip=300

Enfim, comecei a via sacra... formata, instala, instala drivers, aplicativos básicos, aplicativos de segurança, configura uma coisa, configura outra, restaura os backups...

Hora de restaurar o grub, o bootloader do Linux, para que eu pudesse deixar a máquina novamente com dual boot.

Vou dar o boot com o CD do Linux e trava. Tento de novo e de novo e nada. O CD foi pro espaço tbm. Solução: baixar o Linux, gravar num CD e daí sim recuperar o meu mojo.

Depois de iniciar o boot com o CD do Linux, abri um terminal e fiz:

$sudo grub
>root (hd0,0)
>setup (hd0)
>quit

Reiniciei e pronto. Tudo funcionando como deveria ser, nos trilhos.

E agora consegui passar as fotos do meu aniversário para o PC (sim, a minha câmera é um dos motivos para eu ainda manter o Rwindows aqui).

See yo, fellas.
-----------------
Abraços, Perdigão

quarta-feira, agosto 27, 2008

Página inicial esperta no Firefox

Que o Firefox é um navegador bacana todo mundo sabe (quem não sabe, provavelmente é pq não conhece, e deveria se dar no mínimo uma chance de experimentá-lo).

Pois bem, muitas vezes configuramos a página inicial, mas todo santo dia visitamos uma 4 ou 5 páginas logo que abrimos o navegador. Um email, um blog, um portal, aquela página do serviço...

Pois bem, dá para configurar o Firefox para abrir várias páginas de uma vez só logo que ele inicia, cada uma em uma aba diferente. Como fazer? Bem, existem 3 formas de se fazer isso. Lá vai.

1ª Editando na mão

É mais simples do que parece. No lugar onde você configura a página inicial, coloque os vários endereços separados por um pipe ("|"). Este símbolo deve estar próximo do "z" do seu teclado.

Assim ó:


2º Usando páginas abertas

Esse é o mais fácil de todos. Abra todas as páginas que você quer deixar como páginas iniciais, e depois, na mesma tela das opções onde você escolhe a página inicial, clique em "Usar a página aberta". Segue a figura:


3º Usando os favoritos

Também é fácil. Ao invés de clicar em "Usar a página aberta", clique em "Usar favorito...", escolha qual das suas pastas dos seus Favoritos usar, e depois dê "OK". Simples assim. Acompanhe abaixo:




Té mais.
-----------------
Abraços, Perdigão

segunda-feira, agosto 18, 2008

No Top Gun, Yes Perdi Gun!

Sabadão, eu de plantão em casa, esperando alguma desgraça acontecer (mas torcendo para que não aconteça) no serviço. O combinado era que eu e o Samuel ficássemos umas horinhas pela parte da manhã no horário de Los Angeles, e no fim da tarde deles, o que aqui foi algo entre meio-dia e as duas da tarde, e depois às oite e nove da noite.

Meio-dia e meio, nada acontece, e vou cortar o cabelo que tava realmente precisando de um trato (tava quase igual ao do Sílvio Santos). Vou lá, corto e volto. Em poucos minutos o Samuel me chama no Yahoo Messenger:
- "Man, faz tempo que você tá aí?"
- "Nope, cheguei quase agora. Fui cortar o cabelo."
- "Hehehe. Top gun style?"
- "No no... Perdi Gun Style.aeuheauheauhea"
- "aeuhaeueauha"
...

Tá, o trocadilho foi podre, mas foi legal. Passa o sábado, passa o domingo, chega segunda (hoje). Comenta daqui, comenta de lá, e eis que o Samuel me acha umas fotos do filme. "Ele imprimiu essa foto aqui, chegou no cabelereiro e disse: Corta assim!" haeuhaeuaehauh. Realmente ficou parecido - o cabelo.

Pior, cismaram de fazer aqueles famosas fotos, "separados na maternidade", série da qual já haviam descoberto que eu sou o trigêmeo perdido do Vavá do extinto Karametade (argh!).

Enfim, para a foto selecionada, uma de cartaz, precisavam da mocinha do filme. Uma loira de cabelos cacheados, que no caso acabou sendo "interpretada" pela Renata Januzzi (aliás, não pega nada entre eu e ela viu) e de uma jaqueta, que foi emprestada pelo Zarak Campbell (não se engane pelo nome, ele mais parece um dançarino de axé). Sem mais delongas, a foto:



Enfim, esse post realmente faz jus ao uso da tag "ócios do ofício". E sim, minha mulher está puta da vida. Se eu acordar com bolas a menos vocês já sabem.

Ah e a propósito, só pra completar, hoje, dia 18 de agosto, é o Dia Mundial do Orangotango Amarelo da Tasmânia. E isso não vai ser útil pra você em hipótese alguma.
-----------------
Abraços, Perdigão

quarta-feira, agosto 13, 2008

13 de agosto

Ah, sim, só pra constar.... hoje é:

Dia do Azar
Dia Internacional dos Canhotos
Dia do Nascimento de Fidel Castro
Dia do Nascimento de Alfred Hitchcock
Dia do Falecimento de Jacob do Bandolim
Dia da Contrução do Muro de Berlim
Dia de Santa Radegunda (não, eu não sou católico, e essa santa também não deve ter a mínima importância, mas com um nome miserável desse eu não poderia excluí-la dessa lista).

Agora que você perdeu 2 minutos da sua vida lendo o que eu considero o mais interessante, veja outras coisas que também não vão te acrescentar nada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/13_de_Agosto

Espere só pelo dia 18 de agosto...

Ah, eu não vou começar uma śerie de dias das coisas não. Esse post é por pura miséria também.
-----------------
Abraços, Perdigão

Dois pra lá, dois pra cá

Se tem alguma coisa que eu nunca gostei e ainda não gosto são musicais.

Isso mesmo. Sabe aquele tipo de filme onde as pessoas começam a dançar e cantar por alguma razão idiota ou mesmo sem motivo? Pois é, nunca gostei. Mais que isso, sempre odiei. Me dá nos nervos ver alguma coisa tão artificial quanto aquilo. É simplesmente surreal e irritante.

Se eu quisesse ouvir música ruim, ouviria assistiria o Programa do Raul Gil. Se eu quisesse ver dança nonsense, assistiria o Domingão do Faustão. Se eu quisesse um enredo de quinta, assistiria as produções do Zé do Caixão.

Falei.
-----------------
Abraços, Perdigão

quarta-feira, agosto 06, 2008

Vinte e cinco anos sem tirar

Não, isso não é o recorde de bimbadas promovido entre os usuários de viagra e ecstasy.

No último sábado, dia 02, completei 25 anos. Um quarto de século. Sei que é ínfimo comparado à Dercy, e por isso não ganhei meu Maybach de aniversário.

Bem, andei deveras ocupado esse tempo todo, e só agora sobrou um tempinho para postar isso. Imagina só se até os 26 não vai passar voando....

-----------------
Abraços, Perdigão

quarta-feira, julho 23, 2008

Nem tão bom assim

Dias atrás postei aqui que eu estava experimentando novos recursos do Blogger, entre eles, a enquete. Pois bem, ela é horrível. Não permite que se mude fontes e cores, não armazena resultados (se você remover a enquete, perde os resultados).

Resumindo, as enquetes do Blogger ainda deixam muito a desejar e ainda é melhor usar serviços externos.

See yo.
-----------------
Abraços, Perdigão

sábado, julho 19, 2008

Momento de frustração pessoal

Este post continua a saga do meu 1 terabyte de memória.

Depois da euforia, começa a trabalheira. No começo tudo simples e legal. Definir e dividir espaços, etc. Enfim, preparar as bases.

Criei uma área comum para deixar músicas, fotos, vídeos. Depois comecei a transferir os arquivos para lá. Músicas e vídeos foram ok. Hora das fotos. Aí notei que muitas das fotos no diretório da minha esposa eram as mesmas que no meu. São muitas fotos para remover as duplicadas no visual (imagine bricar de jogo da memória com mais de duas mil peças). Outra coisa, os nomes eram diferentes. Ela sempre renomeia as fotos. Os tamanhos são sempre aproximados. Em suma, fodeu.

Quase. Resolvi criar um scriptzinho em shell script (é por isso que eu gosto do Linux) para ler os arquivos dentro de um diretório e seus subdiretórios, calcular o hash md5 deles - é uma espécie de assinatura com base no conteúdo, o que garante que fotos iguais, mesmo com nomes diferentes sejam identificadas - e depois escrever num arquivo o nome da foto e sua assinatura.

Passando isso no diretório dela e do meu, eu conseguiria depois tratar isso e identificar os duplicados/triplicados/quadrupĺicados/n-plicados e depois remover.

A idéia é simples. Parece até exercício de apostilinha ou tutorial online de shell script. Parece. Sim, porque quando se usa nomes para arquivos com espaços e parênteses a história muda. Foi um parto fazer isso. Horas e mais horas de leitura, pesquisa e teste. Fiquei desolado. Concluí que eu não sou inteligente e sim teimoso feito uma mula manca. Sim, o Henrique faria isso em 10 minutos, o Lucas em 30, o Júlio em uma hora. Eu levei váááárias horas e mesmo assim não consegui.

Hoje entrei no MSN e o Henrique estava lá. Fui pedir ajuda - sim, eu estava pra lá de desesperado e deprimido para encher o saco dele que com isso, ainda mais porque o cara está de férias - pra ele. Expliquei a situação, coloquei o código no pastebin. Ele revisou. Mandou uma idéia em 3 minutos. Não funcionou. Mandou mais outras idéias e em menos de 15 minutos lá estava o código funcionando. Era uma besteirinha (não tão besteirinha assim).

Ainda tô frustrado com meu QI de ostra mas com alguma consolação: a linha de raciocío que ele usou foi parecida com a que segui.

Agradecimentos Perdigônicos ao Mr. Gilgamesh.
-----------------
Abraços, Perdigão

segunda-feira, julho 14, 2008

Momento de satisfação pessoal

Fala pessoal...

faz um tempão que o meu micro tava precisando de uns upgrades - ainda bem que comprei uma placa-mãe assaz porreta na época.

Este ano coloquei mais memória (o máximo que ela comportava) e uma placa de vídeo bem melhor que a antiga.

Deu uma diferença e tanto. Mas ainda eu precisava de mais espaço... para poder passar os vídeos, para gravar video aulas e completar algumas discografias em mp3.

Sábado passado fui na Rua Santa Ifigênia e comprei nada menos que 2 HDs SATA de 500GB cada... ou seja agora eu tenho 1 Terabyte de espaço.

Instelei sem maiores problemas no meu Ubuntu.

...E tô falando isso ao vento mesmo. Momentos de satisfação como esse precisam ser apreciados.

Falei.
-----------------
Abraços, Perdigão

terça-feira, julho 08, 2008

Novidades no ar - bookmarks para todos os gostos

Fala pessoal,

continuando minha saga no layout, widgets, gadgets, and fuckgets Tabajara, venho vos apresentar, ó, respeitável público, a nova barra ao lado (ela tá do lado direito, na parte de baixo).

Seguinte, existem serviços de favoritos públicos - já escrevi aqui há muito tempo atrás sobre um deles, o Del.icio.us. Inclusive alguns especializados em blogs, como o Technorati e o Blogblogs (também já escrevi sobre eles aqui).

O legal desses serviços é que você acessa os seus favoritos de qualquer lugar. Mudou de emprego? Trabalha em casa? Faz faculdade? Tá viajando? Seja lá qual for a situação, esses serviços podem ser os salvadores da pátria.

Não é o caso deste blog ordinário, eu não pretendo salvar sua vida, e acho pouco provável que alguma coisa que eu escrevo aqui vá. Mas enfim, se quiser bookmarkar (não sei o que é pior, bookmarkar ou favoritar) este blog aqui, o que não faltam são opções logo ali ao lado.

Tá vendo duas barras? Uma com ícones pequinininhos e outra com umas tirinhas? Pois é, a de bookamarks é a dos ícones pequenininhos.

A das tirinhas é para adicionar ao seu serviço leitor de feeds RSS favorito. Não sabe o que é isso (também já escrevi sobre isso aqui já faz um tempo)? RSS é um tipo de serviço que marca apenas as informações novas de um site ou blog.

O grande lance do RSS, é que você fica sabendo, num só lugar, quais sites/blogs tiveram atualizações, e uma prévia do que é a atualização, assim você vê notícias e posts novos, e se algum te interessar você vai lá e abre, dispensando assim, aquela visita diária e ansiosa de encontrar alguma coisa nova. Mais economia de tempo.

Enfim, aí estão as opções à la carte para você. Sinta-se à vontade para chupinhar os códigos, alterar com os dados do seu site/blog (mas pelo amor de Deus, faça isso direito, não vá me trocar só a URL e achar que tá bom), e usar.

Inté.
-----------------
Abraços, Perdigão

segunda-feira, julho 07, 2008

Novos (nem tão novos assim) recursos do blogger

Fala pessoal.

Já faz um certo tempo que vi que o blogger disponibilizou algumas ferramentas novas, principalmente no que diz respeito a layout.

Antes para pôr uma simples enquete era um parto. Você tinha que achar algum serviço que fornecesse isso, gerar a enquete lá, editar aqui "na mão", e rezar pra dar certo...

Nunca havia experimentado muito esse recursos novos. Mas hoje coloquei uns perecutecos: uma enquete, um blogroll e uma paradinha feita na mão (força do hábito), que foi indicada pela Kellen, do Blog Já Viu, e editada, aprimorada e turbinada por este ser falando que também escreve o blog ordinário que você lê neste exato momento.

Ainda vou experimentar os slides (primeiro preciso tomar vergonha na cara de organizar as fotos e depois subir para o Flickr), os vídeos do youtube (idem, preciso comprar um HD novo, passar das fitas para o PC, converter, e depois subir no youtube).

E também vou fazer outra paradinha na mão para diferenciar assinaturas de feeds (myGoogle, myYahoo, RSS, Atom...) dos serviços de bookmark (del.icio.us, stambleupon, ma.gno.lia,...)

É isso aí... e já que você leram até aqui, please, participem da enquete ou deixem um recado após o beep.

..... beeeeeeeeeep!

sábado, junho 28, 2008

Firefox 3 - agora foi

Ontem instalei o meu tão querido addon Firebug no Firefox 3.

De quebra achei um outro addon, o Firecookie (que na verdade é uma extensão para o Firebug), que também achei bem legal.

Durante a semana também sairam uns outro addons, como o FireFTP. Bem, agora que todos os meus addons do FF2 agora estão no FF3 voltarei a dormir melhor.

quinta-feira, junho 26, 2008

Firefox 3 - mais impressões

Só adicionando aqui para um recurso que vi ontem: a manipulação do histórico.

Todos os recursos do FF2 ainda estão presentes no FF3. Mas agora há um modo de edição do histórico, onde você pode classificar, criar marcadores, e realizar pesquisas. Genial. Para quem tem tempo.

A busca eu achei bacana, a filtragem idem. Mas os marcadores...

O mesmo vale para os favoritos, mas nesse caso acho os marcadores válidos - leia "mais úteis".

Falei.

domingo, junho 22, 2008

Fábio - 8 anos

Dia 20 foi aniversário do meu irmão mais novo, Fábio, que completou 8 anos de estripulias.

Dia 21, sábado, fui para São Paulo para a festinha de aniversário dele. Brincamos, revi uns parentes e amigos, matei a saudade. Acho que escrevi pouco sobre ele aqui no meu blog, mas uma vez minha esposa disse uma frase que resume bem minha relação com ele: "É como se você fosse aquele pai que visita ele de fim de semana."

Enfim, foi bom vê-lo feliz e com saúde. E também ele falando que antes de ir para a casa da madrinha e para o sítio dos meus pais ele quer vir aqui para o meu cafofo passar uma semana quando as férias dele chegarem.

Parabéns Fábio!

Firefox 3 e Opera 9.5

A nova safra de navegadores chegou, e muita gente já posto, escreveu opiniou, e aqui estou eu fazendo igual - pondo minhas impressões ao mundo.

Firefox 3.0

Não senti nenhuma mudança bruta no visual como aconteceu nas releases anteriores (1.0 para 1.5 e depois para a 2.0).

Além de alguns ícones novos - sem nenhuma mudança estética significativa, devo acrescentar - o FF3 agora tem uma estrelinha na barra de endereços. Basta clicar na estrelinha para adicionar aos favoritos. Sinceramente achei a funcionalidade não acrescenta muito em usabilidade ou estética, já que prefiro usar ctrl+d.

A diferença bruta fica por conta do desemepenho. Muito mais rápido que a versão 2.0, e consome menos memória. Esses eram os pecados da versão 2.0, e parece que foram sanados. Também houve a correção de vários bugs, e de potenciais falhas de segurança. Bom para a equipe da Mozilla.

Não tive dificuldade alguma ao instalar, ou portar os plugins ou começar a usar. Nisso, está na mesma. Uma coisa que achei bacana foi poder escolher de forma mais fácil, através de uma interface gráfica, quais pogramas eu gostaria de usar para abrir determinados arquivos. Isso sim eu achei genial.

Outro ponto onde a diferença se mostra é no gerenciamento de plugins, temas e addons. Está mais fácil e intuitivo. Porém devo dizer que muitos addons ainda não foram portados para a versão 3.0, como o meu addon de cabeceira Firebug. Acho que é apenas uma questão de tempo para os addons mais populares que ainda não são compatíveis serem dispostos para a versão 3.0, então, no big deal.

Opera 9.50

Houve um salto da versão 9.27 para a versão 9.50 no tocante à estética. O skin default é bastante diferente do padrão anterior, muito mais moderninho, diga-se de passagem. Há uma abinha em forma de triângulo com um "+" para adicionar mais uma aba. Achei que isso aumenta a usabilidade. Os plugins e addons continuaram aqui sem nenhum chabú. Aliás um problema da versão anterior foi sanado - banners em flash não eram carregados se não fosse através de javascript.

O Opera tem um monte de coisa bacana é que é pouco explorada, infelizmente. As mouse gestures - o Opera reconhece alguns movimentos do mouse, e executa ações a partir daí, como dar refresh, voltar, etc... -, o speed dial - uma página com seus favoritos mais favoritos para um inicio rápido, com direito a preview.

Sobre desempenho não houve melhoras gritantes no novo Opera, e nem tinha muito o que melhorar. Para a instalação o mesmo que das outras vezes, fácil, rápido e limpo.

Bem, ficam aí minhas impressões sobre esses navegadores que fazem parte do meu setup.

Té+.

terça-feira, junho 17, 2008

Lobo - não recomendável para menores de 86 anos

Não é muito do meu feitio escrever sobre filmes, livros, bandas... Não me sinto muito à vontade sentando o pau no trabalho alheio (claro que estou falando de trabalho, não de funk, axé, e revistas femininas que toda semana trazem uma nova e revolucionária dieta, juntamente com um quiz de compatibilidade amorosa).

Depois de ter feito o novo mascote do blog, comecei a pensar na frase que ia colocar no balãozinho de texto, perguntando a opinião da minha esposa. Lembrei de um textinho ótimo, da contra-capa de uma HQ que a muito nem sei por onde anda. Quando me dei conta, lá estava eu todo exaltado falando do meu personagem favorito - O Lobo. A revista em questão era a série "Lobo - O último czarniano", edição encadernada dos quatro volumes.

Descobri o personagem Lobo, da DC Comics, através do meu primo Lobão (vulgo de mera coincidência). A linguagem obscena, a total ausência do senso de moral, e a violência exacerbada logo me cativaram (15 anos, odiando o mundo e cheio de hormônios). Sim, pra quem não conhece, Lobo, que também se chama de O Maioral, é um completo anti-herói. Um caçador de recompensas, que tem desprezo por qualquer coisa viva, adora prostitutas, e hedonista.

Com aparições em outras séries da DC Comics, desenhos animados, além de ter sua própria tiragem, Lobo é famoso por dar um cacete no Super-Homem, matar o papai Noel, ter virado o Lobocop, e ter rachado alguns milhares de crânios. Ah sim, ele também dizimou a sua própria espécie, com exceção dele mesmo.

Procurei um pouco mais e vi que o site do fã clube do personagem é completamente tupiniquim. Nem sei como expressar o orgulho que senti. Vasculhando mais um pouco, vi que havia saído um filme sobre o personagem. E hoje, falando com um camarada do trampo, o Samuel, descobri que o filme do Lobo é um curta, e que está no youtube - sim, eu me senti um idiota por não ter procurado antes, hehehe.

Enfim, acho que a maioria dos indivíduos dotados de cromossomo Y vão gostar. O site do fã clube é este aqui.

E o curta, produção tabajara, mas fiel à HQ está abaixo. Enjoy!

domingo, junho 15, 2008

De cara nova

Fala moçada. Eu ando sumido de novo né? É só falar que vou postar alguma coisa que eu sumo por mais um trimestre.

Não, eu não estou criando este post porque cortei o cabelo, remendei um dente ou ganhei uma cicatriz. Eu dei uma geral na cara do blog, cantos arredondados, mas com a cor certa desta vez, uma reorganizada na ordem das caixinhas, alguma mensagens e links novos, e uma foto nova para o perfil.

Como eu tenho a habilidade de um Monet para desenho e pintura, isso só me tomou quase um dia inteiro. Mas enfim, aí vai a nova foto oficial (o brasão da família que me desculpe, mas essa aqui é personalizada), confiram abaixo.



Bem que eu queria escrever sobre a memorável vitória da Audi nas 24 hrs de Le Mans, ou sobre o show do Satriani, ou ainda sobre o meu "herói" favorito (na verdade o único), o "Lobo", da DC Comics. Mas fica pra próxima.

Inté

sábado, maio 17, 2008

Dia de faxina - removendo o pó e teias de aranha

Fala pessoal. Faz muito tempo que não via a cara do blogger. Mas tudo tem lá seus motivos. Minha vida de uma revirada drástica nos últimos meses, e não tive tempo de publicar absolutamente nada.

Os mais chegados já sabem das mudanças. Mudei de emprego e de cidade. Enfim saí da minha antiga casa na zona lost de São Paulo, onde nasci e cresci. Eu gostava de lá, exceto pelo fato que era longe de tudo em São Paulo... ficava no último bairro à leste do zona leste. era tão distante do centro de São Paulo, que por um pouco mais não tinha um DDD diferente, heheheh.

E eu senti na pele o problema da acessibilidade. Ônibus, metrô, trem, trânsito. A coisa estava ficando cada vez pior num ritmo caótico. Muitas coisas que impactam a vida e nem me dava conta do tanto, achava tudo normal. Senti uma diferença brutal em melhoria na qualidade de vida quando vim para cá no começo deste ano.

Para ilustrar posso citar o trânsito e o transporte público. Aqui os ônibus passam no horário certo. Uma diferença de poucos minutos pode ser notada entre um dia normal e um dia ruim.

A mudança na emprego também foi muito boa. Estou como analista numa grande empresa de TI - sim, confesso que me senti meio vendido no começo - mas conheci alguns caras muito bons e o dia-a-dia trouxe muitas coisas novas. A curva de aprendizado tem sido bem bacana.

Mas todo esse processo de mudança, adaptação e trabalho consumiu muito do meu tempo, e por isso a ausência de postagens. Do resto continuo o mesmo, gostando de automobilismo, comilão e piadista.

E já que estou no interior... inté.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Extensões para o Firefox - firulas off!

Vira e mexe veja algum post perdido por aí com um infindável lista de addons para o Firefox.

Realmente, existem extensões às toneladas. Se bobear deve ter alguma que faça limonada. Mas o intuito deste post não é falar sobre as centenas de opções legais para tunar sua navegação no orkut, baixar vídeos no youtube ou fazer ligações de graça.

Como minha principal função é de desenvolvedor web venho aqui falar a respeito das utilidades para este fim, cabendo um intercâmbio forte com o pessoal da área de design. Vamos lá então?

- Firebug
Não posso deixar de começar com esta. É um canivete suíço, um must have, uma daquelas extensões que deixam você se perguntando: "como vivi sem isso até agora?"

- Web Developer
Os pequenos detalhes que faltam no Firebug você encontra aqui. Réguas, ferramentas de validação e otimização, salvar um código alterado para um arquivo local...

- Edit Cookies
Você pode visualizar e alterar o conteúdo de cookies. Não que isso não possa ser feito pelo Firebug, mas a interface desta extensão ajuda um bocado.

- Palette Grabber
Essa aqui é genial. Sabe aquela combinação de cores bacana que você viu num layout? Salve ela como uma paleta para produtos da ADOBE ou para o GIMP. Simples assim.

- Fireshot
Outra extensão genial. Com ela é possível tirar um snapshot de uma página inteira (isso mesmo, sem os corte da barra de rolagem que acontece quando você dá um print screen). Melhor, é possível editar a imagem, como colocar um box de comentário e uma seta (bem ao estilo "olha isso", "corrija aquilo") e depois salvar em vários formatos. O ponto baixo é que só tem disponível para Windows.

- FireFTP
Cliente de FTP. Até aí sem muita novidade, né? Pelo contrário. Poupa um tempão de ficar trocando de janela. Acho bastante útil: sobre um arquivo numa aba e dá reload na outra - outra vez vem à cabeça como ninguém pensou nisso antes?!.

- SQLite Manager
É... não é lá essas coisas como o FireFTP, mas também quebra um galho legal. Meio bugada, não tem suporte a tudo, mas para o dia-a-dia dá pro gasto. Sai uma atualização a cada meio minuto, hehe...

- Quick Locale Switcher
Permite que você "engane" o site que está visitando. Dando uma visão melhor como a de quem está de fora. Também serve para dar uma hackeadinha nos file share sites da vida.

- XML Developer Toolbar
Uma das infindáveis soluções de desenvolvimento XML, porém a única decente.

É pessoal. acabou por hoje. Em breve trago mais notícias.
[]'s