quinta-feira, maio 27, 2010

Eu tenho medo de médicos

Sem brincadeira, eu tenho medo de médicos.

Não como aquele medo que a gente tem de palhaço. É um medo fundamentado, e não por estranheza.

Dia desses estava falando disso com a Kellen. Que eu tenho sérias dúvidas em relação aos médicos formados em nosso país. Sim, porque a educação superior sofreu uma mobralização. Ter faculdade é o mesmo que ter Ensino Fundamental. E pior que isso, cansamos de ver denúncias e reportagens sobre formandos que não têm muita - pra não falar praticamente nenhuma - cultura, quanto menos preparo e técnica. E ainda assim saem pomposos dizendo seu título e vão fazer parte da nova classe média.

Analfabetos funcionais com carteirinha de profissão. No caso da maioria das profissões, isso não é grave. Um administrador que erra um zero ou uma vírgula, pode gerar enormes prejuízos, talvez uma complicação com a receita federal, e no pior dos casos, algumas demissões injustas. Mas não na área da saúde. Você os procura quando precisa. Quando realmente precisa e ainda por cima deposita a confiança da sua vida - que a outrem pode não valer nada, ser só mais uma, mas é sua e é única - na mão dessa pessoa.

Agora como confiar algo tão importante como uma vida, nas mãos de uma pessoa que tem uma carteirinha, uma licensa, e nem cidadão é? (quem acredita que votar, pagar impostos e ter uma conta no banco é ser cidadão, está longe de ser um).

Isso é algo que vejo há muito tempo. Me incomoda há muito tempo. Mas raramente precisei, graças a Deus, deste tipo de auxílio. E pior que isso, praticamente todas as vezes que precisei, fui surpreendido. E não estou falando de SUS apenas, e sim de atendimento em hospitais e consultórios particulares.

Convenhamos, se eu chego a procurar a ajuda de uma pessoa qualificada, é porque esgotei o mínimo que uma pessoa deveria saber para se virar. Eu não vou ao médico quando estou com um incômodo, ou com uma febre. Um cidadão com cultura mínima sabe que um anti pirético serve para combater a febre, e sabe a quais analgésicos está apto a fazer uso.

Quando isso acontece comigo fico indignado. Mas ontem foi pior. Muito pior. É foda desembolsar grana para ouvir o óbvio, ainda mais quando se trata de de um filho.

Eu tenho vergonha da humanidade. Deveria ter escolhido nascer em outra espécie.

----------------- Abraços, Perdigão

Nenhum comentário: