quarta-feira, dezembro 06, 2006

Agora vai

Nossa, parece que faz uns 6 meses que não posto alguma coisa aqui, mas vamos então às novidades (ou nem tão novidades assim).

Bem, indo direto à vaca fria, a minha esposa foi demitida hoje. Pois é, eu nem havia postado que ela havia arrumado um emprego, e já estou postando a demissão. Ela tinha arrumado um emprego temporário na Kopenhagen como atendente, mas não senti muita confiança na supervisora. Sabem aquele mal pressentimento quando se vê uma pessoa pela primeira vez, quando o santo não bate... Pois é, deu no que deu, e não por incompetência da minha esposa, mas por inexperiência em lidar com esse tipo de gente (fofoqueira e paneleira).

Por outro lado, decidi contratar um serviço de hospedagem e ter meu próprio site (blog é legal mas não tem uma fração do potencial, como um banco de dados, suporte à linguagens e webmail). O endereço é: www.legalizecomlinux.com

O serviço de hospedagem também dá direito a um blog. O endereço é: blog.legalizecomlinux.com.

O blog já tem uma postagem, e o site ainda está em construção. Pretendo concluir a estrutura principal logo, e deixar uma seção de artigos para download (ou leitura, ainda não decidi) para ficar atualizando com algum material.

Bem, pelo nome do domínio já deu pra perceber a intenção. Aproveitando a nova política de licensa de uso anti-pirataria da M$ para a nova safra de softwares e de seu novo SO, estou apostando num crescimento significativo do uso do software livre, em especial do SO GNU/Linux (nenhuma distro em especial), do OpenOffice.org, e do navegador Mozilla Firefox.

O cenário atual é de assustar. A maioria das micro e pequenas empresas fazem uso do software ilegal. Alguns empresários até acham que estão dentro da lei por terem uma cópia original, mas o mais comum é o empreendedor adquirir a licensa de uso para 1 computador e instalar o programa em mais de 1 computador, sem saber dessa restrição. Assim, apesar do investimento, ele corre o risco de ser multado e até mesmo preso por uso indevido de software. Este é o tipo de pirataria mais ingênua e comum no nicho dos pequenos e micro empresários.

Legalizar esta situação pode sair bem caro por conta do preço das licensas. Algo em torno de R$ 400,00 por máquina em tempos de anistia, e R$1.500,00 em períodos comuns. Isso para legalizar apenas o SO, navegador e pacote de utilitários de escritório.

Se entrar na conta softwares de produção específicos como AutoCAD (da Auto Desk), Macromedia Studio 8 ou ainda servidores de bancos de dados como o Oracle 8, a conta pode sair muito, mas muito mais salgada. É claro que aqui a coisa é diferente e as soluções open source para este patamar variam de muito boas a quase inexistentes, dependendo de cada necessidade.

Aliás, do meu ponto de vista, somente em questão de modeladores (CAD/CAE/CAM) a plataforma GNU/Linux não tem uma solução open source à altura dos softwares proprietários. Existe o Unigraphics NX3, que é proprietário, mas é muito melhor que o popular AutoCAD & família.

Pois é, fora isso acho não há nada de empolgante a ser comentado agora.

Ah, existe sim. Domingo agora (10/12) vai rolar a final da temporada da Stock Car em Interlagos. Quatro pilotos com chances sérias de levar o título: Cacá Bueno (eca!), que lidera o campeonato, Hoover Orsi, Giuliano Losacco e Felipe Maluhy.

Na Stock Car sou igual no futebol. Na Stock não torço pra ninguém especificamente ganhar, apenas para o Cacá Bueno perder. No futebol o meu desprazer é o Corinthians (só pra ver os amigos nervosos, rs...).

Bem, pretendo assistir o certame com o Serafa e com meu irmão (famoso Toicinho). Já estou ansioso para ouvir o ronco dos motores.

Até sabe lá Deus quando eu vou postar novamente aqui. Bem, se eu não postar até lá: Boas Festas.

Nenhum comentário: