segunda-feira, janeiro 07, 2008

Extensões para o Firefox - firulas off!

Vira e mexe veja algum post perdido por aí com um infindável lista de addons para o Firefox.

Realmente, existem extensões às toneladas. Se bobear deve ter alguma que faça limonada. Mas o intuito deste post não é falar sobre as centenas de opções legais para tunar sua navegação no orkut, baixar vídeos no youtube ou fazer ligações de graça.

Como minha principal função é de desenvolvedor web venho aqui falar a respeito das utilidades para este fim, cabendo um intercâmbio forte com o pessoal da área de design. Vamos lá então?

- Firebug
Não posso deixar de começar com esta. É um canivete suíço, um must have, uma daquelas extensões que deixam você se perguntando: "como vivi sem isso até agora?"

- Web Developer
Os pequenos detalhes que faltam no Firebug você encontra aqui. Réguas, ferramentas de validação e otimização, salvar um código alterado para um arquivo local...

- Edit Cookies
Você pode visualizar e alterar o conteúdo de cookies. Não que isso não possa ser feito pelo Firebug, mas a interface desta extensão ajuda um bocado.

- Palette Grabber
Essa aqui é genial. Sabe aquela combinação de cores bacana que você viu num layout? Salve ela como uma paleta para produtos da ADOBE ou para o GIMP. Simples assim.

- Fireshot
Outra extensão genial. Com ela é possível tirar um snapshot de uma página inteira (isso mesmo, sem os corte da barra de rolagem que acontece quando você dá um print screen). Melhor, é possível editar a imagem, como colocar um box de comentário e uma seta (bem ao estilo "olha isso", "corrija aquilo") e depois salvar em vários formatos. O ponto baixo é que só tem disponível para Windows.

- FireFTP
Cliente de FTP. Até aí sem muita novidade, né? Pelo contrário. Poupa um tempão de ficar trocando de janela. Acho bastante útil: sobre um arquivo numa aba e dá reload na outra - outra vez vem à cabeça como ninguém pensou nisso antes?!.

- SQLite Manager
É... não é lá essas coisas como o FireFTP, mas também quebra um galho legal. Meio bugada, não tem suporte a tudo, mas para o dia-a-dia dá pro gasto. Sai uma atualização a cada meio minuto, hehe...

- Quick Locale Switcher
Permite que você "engane" o site que está visitando. Dando uma visão melhor como a de quem está de fora. Também serve para dar uma hackeadinha nos file share sites da vida.

- XML Developer Toolbar
Uma das infindáveis soluções de desenvolvimento XML, porém a única decente.

É pessoal. acabou por hoje. Em breve trago mais notícias.
[]'s

Um comentário:

Unknown disse...

Ainda bem que eu nao dependo disso pra viver, se não eu estava literalmente fudida! Não entendo bolhufas nem patavinas nenhuma hehehehe.. mas sabe né.. qqr coisa rola aquele help :P