sábado, dezembro 22, 2007

Dicas para comprar hardware

O objetivo deste post é descomplicar a vida de quem quer comprar ou dar uma melhorada no PC, evitando que sejam passados para trás por "aquele bom vendedor".

Um microcomputador é um conjunto de peças e sendo assim ele será tão rápido quanto sua peça mais lenta. Repito: um computador é tão rápido quanto sua peça mais lenta. Fez sentido?

Geralmente o que é informado é a velocidade de processador, a quantidade de memória, a capacidade do HD e firulas outras só pra encher lingüiça. Então se for gastar, abra o olho para não ser passado pra trás.

Comece pela placa-mãe.
Fuja de placas on-board (aquelas que já trazem tudo embutido). Simplesmente fuja delas.
Elas são significativamente mais baratas, mas a qualidade é péssima e quando um componente de defeito, lá se foi seu computador quase que inteiro para o lixo, já que não tem como trocar apenas uma pecinha ou plaquinha.
Tão importante quanto ter uma placa off-board, é saber se ela não vai te deixar lento. Fique de olho numa peça que se chama chipset. Pergunte ao vendedor. Se ele não souber responder procure outra loja.
Observe qual a freqüência que o chipset (ou FSB) pode operar. Essa é a velocidade máxima que o processador pode usar para conversar com a memória e com o resto das peças. Se O processador tem 400MHz de velocidade externa, a memória também, mas o chipset tem apenas 333MHz, o chipset será o gargalo do sistema.


Sobre o processador.
O processador é uma das peças mais importantes do computador, isso se não puder ser considerada a mais importante. Mas como dito acima nem tudo é só velocidade. Peça para saber a quantidade de memória cache do processador. Aqui, quanto mais, melhor. Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre processadores de primeira e segunda linha (por exemplo Pentium x Celeron, Athlon x Sempron...).
Então anote aí: muita memória cache e velocidade de FSB (aquela com a qual ele vai falar com o resto das peças).

Memórias
Sem muito segredo, quantidade e velocidade são mandatórias para a avaliação. A velocidade é aquela com a qual a memória poderá conversar com a placa mãe e o processador. Quantidade vale a regra de quanto mais melhor.

Placa de vídeo
Isso é papo pra dias, mas vamos encurtar a história. Muita memória, velocidade e principalmente marca do processador (sim, tem um processadorzinho embutido nela e memória também). Pegue alguma placa com processador da NVidia ou da ATI, e sua vida ficará mais fácil.

Sobre outros dispositivos
Tudo o que você puder comprar em placas separadas e com processador e memória próprios é um bom investimento. Isso vai poupar o processador principal e a memória. É uma pena que estes dispositivos estão cada vez mais raros de se encontrar.

Recapitulando
No processador confira quantidade de memória cache e de velocidade do FSB.
Na placa-mãe (off-board) confira o chipset e a velocidade com a qual ele opera.
Nas memórias confira a velocidade com a qual elas operam.
Placa de vídeo só se for da ATI ou da NVidia.
Se possível compre outras peças que contenham processador próprio.

Valorize seu investimento.

2 comentários:

Anônimo disse...

mto bom
adoro montagens de maqs

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas vou tentar aumentar meu PC....acho que é um Pentiun 2...