sábado, dezembro 22, 2007

As empresas brasileiras estão preparadas para ter um site?

No Brasil a maioria das pequenas e médias empresas não são incluídas digitalmente. Não estou falando de ter um site, mas sobre a falta de doutrina e cultura digital que se verificam nas mesmas.

A idéia de ter um negócio online, poder ser visto em qualquer parte do mundo, aumentar a renda, agilizar processos e todos os outros benefícios chamam a atenção de muitos empreendedores. Mas ao contrário do que se faz com um "negócio real", colocar o negócio na internet é tratado pelos mesmos com displicência: basta pagar o amigo daquele técnico que arruma o computador que terei minha empresa - serviços e produtos - na internet.

Inclusive o mercado de profissionais que fazem este tipo de serviço (analistas, programadores, arquitetos de informação) é muito ruim no Brasil (e na América Latina como um todo), mas não vou divagar sobre este lado da moeda - isso é assunto para outra ocasião.

Antes de colocar o negócio na web um empreendedor interessado em fazê-lo deveria considerar algumas questões que, até mesmo por falta de conhecimento das mesmas, poderá levar este investimento a ser um fracasso, gerando frustração e um ceticismo exagerado.

Em primeiro lugar tenha alguém com alguma experiência em TI dentro da sua empresa.
É impensável apenas fazer o site e não administrá-lo. É o mesmo que alugar ou comprar um salão comercial, contratar uma empreiteira para fazer a infraestrutura e depois largar tudo às traças.
Pode parecer óbvio demais, mas não são poucos os sites onde o responsável sequer entra para conferir as vendas ou os contatos feitos pelos visitantes.
Um website tem a capacidade de reunir em um só lugar recursos de marketing e administração e cabe ao empreendedor saber cuidar disso. Um website tem que ser uma extensão da empresa e assim deve-se ter alguém responsável pela rotina do site dentro da sua empresa.

Os papéis de cada um.
O papel do desenvolvedor, a grosso modo, é criar aquilo o que o cliente quer, cuidar de manutenções do sistema, corrigir erros e incluir novas funcionalidades conforme solicitação do cliente.
A empresa deve cuidar do conteúdo. Imagens, textos, informações, usuários quando houver, vendas, resposta aos contatos, etc.
Não pense que o desenvolvedor é obrigado a saber mais sobre sua empresa do que você mesmo.

A questão do preço.
Tudo tem seu preço. Um site bom de verdade não sai barato, mas tende a ter um ROI (retorno sobre investimento) maior. Pense nisso com carinho. Azar o seu se optar por fazer site com o primo do técnico por R$ 200,00 e que ficará pronto em 5 dias.
Como eu disse previamente, há uma escassez de profissionais realmente qualificados e idôneos. Um site bem feito, necessita do trabalho de mais de um profissional.

Como você será divulgado na web?
Aqui está um ponto-chave. Extenso e que pouca gente fala. Questione os desenvolvedores sobre isso.
Há a publicidade paga - onde você paga para ter um anúncio. Pode ser um banner num site conhecido ou pode ser anúncio direto nos buscadores (como o Google e o Yahoo!).
E há a questão de estar bem colocado nos buscadores - quando algum usuário procura por determinada palavra ou expressão o seu site aparece entre os primeiros resultados.
Esta última opção interessa muito aos empreendedores justamente por reduzir gastos, no entanto requer muitos cuidados e conhecimentos do desenvolvedor, além de muita disciplina por parte do empreendedor, pois aqui é onde será feita a distinção do resultado do trabalho conjunto de ambas as partes.
Inclusive existem profissionais especializados em realizar este tipo de tarefa, que geralmente não é fácil, necessitando desde uma reescrita do sistema até uma reeducação das empresas (e este último ponto estou esclarecendo neste post).
Como um investimento, a questão da divulgação requer análise. Muitas vezes compensa iniciar juntamente com o site uma campanha paga e reduzí-la conforme o site sobe nos rankings.

Palavras finais
Então amigo, se você é um empreendedor, tem um site e está insatisfeito com o resultado por ele proporcionado, lembre-se que pode ter havido muitos pontos importantes que não foram observados, e que se corrigidos podem trazer agradáveis conseqüências ao seu negócio. Se você não tem um site, mas pensa em ter um, observe os pontos citados para evitar dor de cabeça depois.

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