sábado, dezembro 22, 2007

F1 - passou em branco

Acabou a temporada 2007 há meses e nem escrevi nada até agora.

Mas vamos lá. Acho que o título do Kimi foi merecido. Fosse pela antiga pontuação (que privilegiava as vitórias e não a regularidade) ele nem precisaria de esperar os problemas que Hamilton sofreu nas últimas corridas. Kimi fez uma segunda parte da temporada muito boa.

Hamilton, é um ótimo piloto. Muito bom mesmo. Mas não é um fenômeno. Pra mim o título de revelação do ano vai para Sebastien Vettel. O piloto de testes da BMW, de 19 anos, que foi emprestado para a STR nas últimas corridas para cobrir o lugar de Scott Speed colocou um carro péssimo atrás apenas de McLarens e Ferraris. É mais fácil ser campeão com uma McLaren do que andar em quinto com uma Toro Rosso.

Hamilton apesar de ser um bom piloto e muito regular foi protegido, blindado e guiado durante esta temporada. Basta lembrar do incidente no GP do Japão, onde os break tests irresponsáveis de Hamilton tiraram Webber e Vettel da corrida. Na minha opinião aquilo foi um absurdo.

A transmissão japonesa não captou a cena. Vettel foi dado como culpado do acidente e sua punição seria largar 10 posições atrás no GP da China. Até que um vídeo amador circulou pela web, e mostrava exatamente o que aconteceu, com o piloto da McLaren fazendo um irregular break test sob Safety Car.

Mesmo sem o acidente Hamilton estava errado, visto que ele ultrapassou a distância máxima permitida pelo regulamento do Safety Car.

O que aconteceu depois que a verdade veio à tona? A punição de Vettel foi suspensa e só. Hamilton deveria ter sido punido pela manobra irregular, por ter afetado a corrida de dois pilotos e por ter colocado a segurança de outros em risco.

Bem chega de falar do inglês. Um pouco de adrenalina não faz mal a ninguém e isso eu vi um pouco mais atrás do grid. Pegas entre Massa e Kubica no Japão, Kubica e Kovalainen na Bélgica, Kubica e Rosberg no Brasil... isso sim valeu ter assistido ao campeonato! Os carros entrando de lado nas curvas, pneus travando, ultrapassagens...

Que venha a temporada 2008!

Nenhum comentário: