quinta-feira, agosto 10, 2006

Segurança na internet

A maioria das invasões se devem ao descuido dos usuários.

A seguir algumas dicas de como evitar estas invasões sem me ater a detalhes técnicos.

Em primeiro lugar, independente do sistema operacional, faça uso de um firewall. O firewall é um programa (há diversos programas deste tipo disponíveis para download, e gratuitos) que regula o acesso à sua máquina. É como se você colocasse um cão de guarda na porta da sua casa.

Claro que ele deve ser bem regulado, com as definições de quais programas podem fazer o que. Consulte a seção de ajuda do programa, ou um técnico de confiança para fazer isso.

Não use senhas fáceis e/ou curtas. Uma com oito dígitos já está de bom tamanho. Tente mesclar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos para contruir sua senha.

Estes são os cuidados básicos, que não requerem mudança de comportamento. Mas tão importante quanto instalar e configurar um firewall, é saber usar bem a internet.

Tenha também programas de anti-vírus e anti-spywares (também existem vários programas destes gratuitos para download). Mantenha eles sempre atualizados e faça um exame periódico com eles, no mínimo uma vez a cada quinzena.

O email esta entre as maiores fontes de problemas em potencial. O que acontece é que a maior parte dos usuários não toma cuidado ao fazer uso do email.

Arquivos anexos podem ser engraçadinhos, mas podem ser extremamente perigosos. Pessoas mal intensionadas podem fazer uso deles para infectar seu computador.

O pior é que geralmente, uma pessoa recebe, vê, acha engraçado, e repassa este email a todos seus amigos, sem se dar conta de que foi infectada e de que está infectando os outros também.

Para contornar esta ameaça, faça SEMPRE download dos anexos e examine com o anti-vírus antes de abrir eles.

Emails de corrente, curiosidades, etc... são sempre motivos de desconfiança. Se você receber um email de algum desconhecido, não abra, delete-o imediatamente.

Nunca responda emails de bancos, empresas de telefonia, companhias elétricas, lojas, etc... com suas informações pessoais. Provavelmente é uma armadilha. Entre em contato com a instituição através de algum meio seguro e confirme antes (telefone de uma loja conhecida, call center, agência, site oficial,...).

Links em emails também podem ser falsos. Cartões de aniversário, dia das mães, dia dos pais, natal, entre outros, podem ser armadilhas, principalmente vindo de pessoas ou entidades desconhecidas.

Na dúvida desconfie. É melhor não ver uma piada ou um cartão do que ter suas senhas roubadas, seus arquivos vasculhados, seus hábitos e contatos expostos.

Té+.

Nenhum comentário: