quarta-feira, agosto 09, 2006

Software Livre - um início

Para quem aprecia software livre, já tem contato ou curiosidade de conhecer, dedico este post.

Muitas pessoas tem medo de se arriscar a experimentar software livre, principalmente o sistema operacional Linux. Medo de não saber onde encontrar as coisas, ter dificuldades em operar a máquina... Sabe-se lá se terá volta, se vai estragar a máquina, se vai perder tudo...

Do que muitos se esquecem é que não nasceram sabendo usar computador nenhum. Todos tiveram que aprender que a unidade C é o disco rígido, que o D é o CD, que vc encontra atalhos para seus programas no menu Iniciar (aquele botão no canto inferior esquerdo...), tiveram que aprender a usar a internet...

A questão é que depois de anos de costume, todos se esquecem que aprenderam e usar o computador vira uma atividade mecânica, puro reflexo, como ligar a luz do quarto, ou abrir a torneira da pia do banheiro.

Superar este comodismo pode ser muito mais fácil do que se imagina. Aos receosos recomendo tomar contato com softwares livres para Windows antes de usar outro sistema operacional. Isso serve para ver que este "novo mundo" mostra qualidade e competência ao ponto de nada dever em relação ao que já se está acostumado. Aliás apresenta vantagens.

Uma das dúvidas que gera maior medo é sobre os programas que se pode encontrar. "Como vou navegar na internet sem o Internet Explorer?" ou "Como vou fazer meus trabalhos sem o Office?" são perguntas que é normal serem feitas.

Para estas duas dúvidas ficam os links abaixo:
- Mozilla Firefox navegador de internet (aqui já na versão em português brasileiro);
- Br Office pacote office em português. Abre e salva arquivos no formato do MS Office, além de muitos outros formatos incluindo .pdf.

Faça o download para Windows, instale e experimente. Você constatará por si só que não há grandes dificuldades em utilizart estes sotwares.

Confira as customizações para Firefox. Você pode adicionar e/ou remover motores de busca no canto superior direito e abrir novas páginas em abas. Também há extensões e temas à la carte para turbinar o navegador.

No Br Office, há um editor de equações que apresenta resultados infinitamente superiores ao Equation Editor da MS. Ele é baseado em Tex (linguagem extensivamente utilizada no meio acadêmico), mas sem as complicações da instalação, edição e visualização de resultados.

Este primeiro contato ajuda a quebrar o gelo e o medo em relação ao mundo desconhecido e mostra que ele pode ser mais descomplicado e agradável do que se imagina.

Té+.

-----------------------------------------------------
Acesse http://www.legalizecomlinux.com/

Nenhum comentário: