quarta-feira, agosto 09, 2006

Software Livre - O Grande Passo

Hora da verdade, vamos ao Linux.

Não é minha intenção descrever detalhes sobre a história do Linux ou entrar em detalhes sobre a relação entre GNU - Linux - Free Sotware Foundation - e o raio que o parta. Isso pode ficar para outra hora. Basta saber que eles de alguma forma (até mesmo política) estão fortemente ligados, e que o Linux não é o único sistema operacional nesta linha.

O que importa agora é dar alguma orientação para quem decidir conhecer este mundo do software livre.

Quando se ouve falar em Linux vem à cabeça uma tela preta muito parecida com a do MS-DOS, e com a qual não se sabe o que fazer porque se faz necessário ser um mestre ou um gênio dos computadores para utilizar esta coisa estranha. Parece não haver necessidade de sofrer para utilizar uma máquina à qual já utilizamos tão bem e obtemos resultados que já nos são satisfatórios.

Atualmente isso é uma mentira. Uma imagem que está anos-luz da realidade. Antes de prosseguir meu discurso deixarei dois links para download, um é de uma DISTRO amigável de Linux e outra é de um manual de referência muito bom.
Linux Kurumin - Site Oficial
Guia FOCA Linux

O guia FOCA é um manual muito bom, em português, dividido em níveis, de iniciante a avançado e que abrange desde explicações de hardware até as configurações de máquina mais avançadas para profissionais da área.

O Linux pode ser encontrado em diversas distribuições (DISTROS). Isso é a primeira coisa a ser notada por quem está acostumado ao império do Windows. Ao contrário do Windows que tem poucas versões (95, 98, XP,...), o Linux tem diversas "marcas" como Red Hat, Slackware, Debian, Gentoo, Ubuntu, Fedora,..., e com várias versões para cada uma. Isso pode gerar muita confusão no início.

O que muda de uma para outra? Qual é a melhor? Pra que tudo isso?

Não existe distribuição "melhor", e sim aquela que mais se adapta à necessidade de quem vai usar. Para ficar no micro da sua casa pode ser uma mais simples, para uma empresa de telemarketing pode ser outra, que ainda pode ser diferente da que um determinado banco usa.

E como o Linux é altamente customizável, nada impede que pessoas formem grupos interessados em criar uma distro voltada a uma determinada parcela de usuários ou empresas.

A distro que relacionei no link acima está em português do Brasil, e é uma ótima pedida para um primeiro contato. Não tem muito blábláblá, tem um navegador de internet muito bom, programa de mensagens instantâneas, pacote office, cliente de e-mails, gravador de CD e DVD, players de multimídia e alguns joguinhos. O visual é parecido com o do Windows (barra em baixo e área de trabalho).

Não é necessário instalar esta distro em sua máquina para você ter um primeiro contato, ela roda direto do CD. Mas se você quiser instalar também não há problema.

Agora o mais importante do mundo do software livre é a transparência. A disponibilidade de informações é realmente vasta. Praticamente qualquer dúvida pode ser sanada através de consultas pela internet ou em fóruns de discussão.

Não é meu objetivo ensinar a instalar o Linux na sua máquina, aliás esta distro pode cuidar disso pra você sem maiores complicações. Este post fica como um norte, por onde começar. As leituras devem fazer parte do seu crescimento individual, apesar da maioria das aplicações e novos programas não apresentarem dificuldades para instalação e operação.

Outra coisa, você não precisa se preocupar com pirataria. Isso é uma vantagem a mais para empresas. E para sua casa também, já que você não precisa ficar se registrando em várias empresas para obter atualizações, você atualiza e pronto. Sem complicação. Faz o que te der na telha.

Supere o medo, a desconfiança e conheça as vantagens do software livre.

Té+.

Nenhum comentário: