sábado, maio 12, 2007

Serviços gratuitos são bons mesmo?

Como eu havia dito no post anterior, iria me dedicar mais à construção de uma página pessoal e ao meu outro blog.

Bem, não tem como levar meu outro blog a passos largos, visto que seu cunho é muito mais técnico e tal. É preciso escrever ler muito, escrever, revisar, ... Não dá para fazer um post em 10 minutos.

Minha página está no Yahoo!. Está praticamente pronta. Novo layout (mais light, baixo-contraste, muito webstandard), e muito mais conteúdo. Faça uma visita .

Não gosto muito de layouts prontos. Geralmente são uma porcaria. Aqui no blogger até que a coisa é diferente, os layouts oferecem CSS e acesso aos códigos, além de possuir recursos para diversas midias (handhelds e PDA's). Ou seja aqui no blogger a coisa é um pouco mais profissional, certinha.

Melhor que no Wordpress, onde você não pode acessar o código-fonte para incluir um serviço de análise de tráfego básico.

Agora, e as limitações que esses serviços oferecem? O blogger tem poucos recursos (tá certo, é só pra ser blog mesmo). Mas bem que poderiam haver outros serviços integrados. O Orkut não tem enquetes? Por que raios temos que recorrer a serviços externos?

No Yahoo! a coisa é pior. Pra começar eles sequer tem serviço de blog (não, eu não quero criar mais um blog). O Geocities foi um boa sacada que o Yahoo teve anos antes do Google, que ainda engatinha nesse nicho com o Google Pages (ainda em fase de testes e disponível apenas para os EUA). O Google Pages oferece 4 vezes mais espaço (característica marcante), e mais facilidades para edição, que faz lembrar muito um serviço de blog, porém as limitações do serviço são severas e os bugs ainda são abundantes.

O Google Pages não suporta completamente javascript, CSS, e muito menos serviços externos.

O Yahoo! perde apenas em um ponto (muito importante, diga-se de passagem) no suporte a formulários. Sim, formulários do tipo "Fale Conosco" ou "Contato". Hoje vi mais de 60 sites hospedados no Geocities, e todos os formulários que funcionam são de serviços externos (pagos!) ou então o ineficaz link mailto.

Claro que não de se cobrar que estes serviços suportem muita coisa, como bancos de dados (MySQL, Postgre, Firebird,...) e linguagens dinâmicas (PHP, ASP, Cold Fusion, Python,...). Mas a questão é que o Yahoo! afirma que oferece esse tipo de serviço (os dados do formulário são enviados para o e-mail secundário).

O Google já nem diz que suporta formulários. O negócio deles é facilidade para edição e muito espaço - e só.

Então fica a questão: será que terei de recorrer a mais serviços externos? Pelo visto sim.

E onde fica a fidelização do usuário?! Pelo jeito, enquanto os gigantes se debatem e escorregam nessas pequenas coisas, a fidelidade fica indo pelo ralo.

Bem, chega de chorumelas. Tenho alguns cadastros em serviços suspeitos para fazer. E botar meu formulário para funcionar.

Um comentário:

Unknown disse...

O melhor serviço que eu acho é o Spaces... no Hotmail.. sabe? Nos EUA o mais acessado é ele, eu até fiz um mas nem dou muita bola, tudo que é tranqueira na net eu faço, daqui uns dias eu vou viver pra isso hehehehe, mas concordo com vc que deveriam ter mais opções mesmo....