segunda-feira, julho 09, 2007

Campeonato imprevisível

Há tempos que um campeonato de F1 não era tão disputado e incerto. O duelo de titãs entre Ferrari e McLaren está sendo ótimo de se ver.

Hamilton tem o que chamamos de sorte de campeão. O terceiro lugar em Silverstone caiu no colo do inglês de uma forma providencial. No entanto, ele ainda é o piloto mais constante do campeonato, subindo ao pódio em todas as etapas que aconteceram até agora, e a liderança é merecida.

Massa fez uma corrida espetacular ontem. Largando dos boxes, fez uma corrida de recuperação incrível. Nas primeiras 10 voltas ele foi o showman de Silverstone. Assim como seu pega com Kubica nas voltas finais. Apesar de Massa não ter ultrapassado Kubica foi o melhor pega da corrida.

Tudo ainda é possível. Mas o que manda num campeonato assim, com duas equipes tão equilibradas disputando, é a consistência dos resultados, e nisso a McLaren está na frente.

Saindo um pouco da F1, e indo à Indy, neste fim de semana, no traçado misto de Watkins Glen, houve um episódio lamentável. Tony Kanaan após ser tocado e perder 3 posições, ainda teve que aguentar a atitude anti-desportiva de Sam Hornish Jr, autor do toque.

Após o término da corrida Sam Hornish Jr ficou apontando o dedo para o baiano e esbravejando, querendo tirar satisfações. Pior, Sam Hornish Senior foi peitar Kanaan. Kanaan, que não tem sangue de barata, deu um tabefe em Sam Hornish Jr, e saiu da muvuca. Alguns mecânicos da Andretti Green, assim como o pai de Danica Patrick e outros pilotos tomaram as dores de Tony e saiu um rebuliço. Lamentável.

O mais triste foi Sam Hornish Senior dizendo que que Tony foi anti-desportivo. Pera lá, o cara tira o Tony do traçado, prejudica toda a corrida de Kanaan, vai tirar satisfação como um belo de um mal atleta, seu pai agride Kanaan (que não revidou contra o tiozão) e o velho ainda diz que Kanaan é o tal do errado da história.

A violência não leva a nada. Mas a família Hornish extrapolou, e muito, neste fim de semana. O maior prejudicado foi Kanaan, que merecia sim estar puto da vida, mas encarou a coisa como racing incident. A atitude da família Hornish foi lamentável. Realmente lamentável.

Provavelmente as equipes e os pilotos envolvidos serão punidos. Mas eu acho que Sam Hornish deveria receber uma punição mais severa, afinal ele foi o causador disso tudo.

Ah, a vitório foi de Scott Dixon, que vence pela terceira vez consecutiva a etapa de Watkins Glen.

Té+

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vi esse incidente na fórmula Indy! Difícil de acreditar no Tony se envolvendo em confusão. O cara é muito na dele.

E nota 10 para a Fórmula 1. Há muito tempo não vemos um campeonato tão equilibrado. Será que a Ferrari vai conseguir manter esse rendimento, ou a McLaren voltará a dar show sozinha?

Davis Peixoto disse...

Olá, Daniel. Obrigado por comentar.

No Youtube há vídeos do incidente com Kanaan. Não foi ele quem começou com provocação foi o Sam Hornish Jr e quem começou com as agressões foi o Sam Hornish Sr.

Inclusive as punições já foram divulgadas. O principal punido foi Michael Andretti (dono da equipe Andretti-Green, onde Kanaan corre), que também se envolveu na confusão.

E a F1 está realmente fantástica. As equipes estão desenvolvendo os carros até a próxima etapa, em Spa-Francorchamps, depois haverá um "congelamento" onde não será permitida a aplicação de evoluções do carro durante 4 etapas. Acho que essas próximas etapas poderão definir o campeonato.

E, por enquanto, a Ferrari está andando mais rápido nos testes.

[]'s