domingo, junho 22, 2008

Firefox 3 e Opera 9.5

A nova safra de navegadores chegou, e muita gente já posto, escreveu opiniou, e aqui estou eu fazendo igual - pondo minhas impressões ao mundo.

Firefox 3.0

Não senti nenhuma mudança bruta no visual como aconteceu nas releases anteriores (1.0 para 1.5 e depois para a 2.0).

Além de alguns ícones novos - sem nenhuma mudança estética significativa, devo acrescentar - o FF3 agora tem uma estrelinha na barra de endereços. Basta clicar na estrelinha para adicionar aos favoritos. Sinceramente achei a funcionalidade não acrescenta muito em usabilidade ou estética, já que prefiro usar ctrl+d.

A diferença bruta fica por conta do desemepenho. Muito mais rápido que a versão 2.0, e consome menos memória. Esses eram os pecados da versão 2.0, e parece que foram sanados. Também houve a correção de vários bugs, e de potenciais falhas de segurança. Bom para a equipe da Mozilla.

Não tive dificuldade alguma ao instalar, ou portar os plugins ou começar a usar. Nisso, está na mesma. Uma coisa que achei bacana foi poder escolher de forma mais fácil, através de uma interface gráfica, quais pogramas eu gostaria de usar para abrir determinados arquivos. Isso sim eu achei genial.

Outro ponto onde a diferença se mostra é no gerenciamento de plugins, temas e addons. Está mais fácil e intuitivo. Porém devo dizer que muitos addons ainda não foram portados para a versão 3.0, como o meu addon de cabeceira Firebug. Acho que é apenas uma questão de tempo para os addons mais populares que ainda não são compatíveis serem dispostos para a versão 3.0, então, no big deal.

Opera 9.50

Houve um salto da versão 9.27 para a versão 9.50 no tocante à estética. O skin default é bastante diferente do padrão anterior, muito mais moderninho, diga-se de passagem. Há uma abinha em forma de triângulo com um "+" para adicionar mais uma aba. Achei que isso aumenta a usabilidade. Os plugins e addons continuaram aqui sem nenhum chabú. Aliás um problema da versão anterior foi sanado - banners em flash não eram carregados se não fosse através de javascript.

O Opera tem um monte de coisa bacana é que é pouco explorada, infelizmente. As mouse gestures - o Opera reconhece alguns movimentos do mouse, e executa ações a partir daí, como dar refresh, voltar, etc... -, o speed dial - uma página com seus favoritos mais favoritos para um inicio rápido, com direito a preview.

Sobre desempenho não houve melhoras gritantes no novo Opera, e nem tinha muito o que melhorar. Para a instalação o mesmo que das outras vezes, fácil, rápido e limpo.

Bem, ficam aí minhas impressões sobre esses navegadores que fazem parte do meu setup.

Té+.

Nenhum comentário: