terça-feira, setembro 19, 2006

Até que enfim!

Finalmente tenho o que eu queria, melhor dizendo uma das coisas que eu queria (ainda não consegui meu bilhão de euros), meu ambiente de trabalho em linux.

Após muito esforço, leitura, suor e lágrimas (repare que eu não sangrei, mas o processo não foi tão indolor assim) consegui montar, instalar, configurar e fazer funcionar.

Além do kit básico contendo Apache 2, PHP 5, MySQL 5 e phpMyAdmin também pus uma caralhada de coisas. Pra quem não entende o potencial desse kit básico lá vai uma explicação sumária.

Vou começar com um exemplo. Quando você vai se cadastrar em algum site, qualquer formulário dunha da vida, tipo criar uma conta aqui no blogger. Você põe os dados no formulário e eles ficam magicamente armazenados em algum lugar no blogger, e quando você quer logar e fazer uma postagem, você simplesmente loga, escreve e publica.

Por trás dessa série de rotinas simples trabalha uma série de ferramentas interligadas. Os dados que você põe no formulário ou na postagem são passados para dentro de um banco de dados. E mais eles tem que estar muito bem organizados.

O MySQL é um servidor de bancos de dados. Ele pode armazenar vários bancos de dados, com várias tabelas, muitas colunas e registros; e que pode ser acessado on-line.

Claro que ele não organiza as informações sozinho, alguém precisa criar a estrutura dele (campos nome, senha, blogs, ...). Mas as informações também não vão sozinhas pra dentro dele, quem cuida disso é o PHP, que opera por baixo dos panos.

O Apache é um servidor de HTTP. Mais de 70% dos servidores de internet do mundo inteiro rodam esse servidor. [Dessa fatia do mercado a M$ abocanha cerca de 10% apenas, com o IIS - Internet Information Service].

A questão é que os scripts PHP que fazem a mágica acontecer precisam ser processados num servidor, o qual se encarrega de "imprimir" a saída deles para o browser.

Sistemas inteiros de rotinas de publicidade, serviços de catálogos, e-commerce, e até mesmo gráficos podem ser feitos apenas com esse kit básico.

O phpMyAdmin é apenas uma interface gráfica (on-line) para usar o MySQL. Tá certo que dá pra usar ele pra aprender linguagem SQL, e mais um porrilhão de coisas, mas isso é outra história.


Voltando à minha feliz conquista. Após instalar o kit basicão, mandei ver também no PostgreSQL (outro servidor de banco de dados, com algumas diferenças do MySQL), um editor de códigos (afinal também preciso escrevê-los), o phpPgAdmin (idem à idéia do phpMyAdmin).

Instalei também as muitas ferramentas de debbuging do Mozilla Firefox 1.5. Talvez as ferramentas mais poderosas que uso na prática. Elas permitem localizar erros nos códigos com uma facilidade que impressiona. O que eu levava cerca de 12 horas na etapa final, agora me toma cerca de 40 minutos em projetos grandes e com muitos erros.

Além das ferramentas de trabalho, instalei um programa gravador de CD e DVD, um software de renderização 3D (à la auto-cad), um programa que trabalha com SPICE (quem é da elétrica sabe do que estou falando), um editor de filmes, um editor de áudio, e um programa de bate-papo; o GIMP (pau-a-pau com o Photoshop) já veio com o linux que estou usando, da mesma forma que o OpenOffice 2.0.

Até pensei em aposentar o Windows, mas GP4 e GTA San Andreas ainda são uma boa pedida. kkkkkk

Té+.

Nenhum comentário: