domingo, setembro 17, 2006

Problemas com serviços pagos

Nos últimos tempos os serviços que uso para acessar a internet estão cada vez piores. A conexão lenta e instável estava me deixando louco.

Amigos meus que usam o mesmo serviço de banda larga, porém com outros provedores de acesso também se queixaram do mesmo problema. Isso leva a crer que o problema está em apenas um dos serviços, o Speedy da Telefônica.

Quando consegui ser atendido pela central derelacionamento com o cliente, vem aquela desculpa: -Isso é com o seu provedor. Ligue para ele.

Seguido de uma argumentação minha, vem outra desculpa: - Nossa empresa está realizando manutenção nas linhas de sua área.

Porra, a mais de 15 dias?! Estão trocando toda a fiação?

Assim que chegar o serviço da NET aqui onde moro eu troco essa merda. É foda morar em uma "quase província". Até a previsão do tempo demora mais para atingir aqui, exceto quando é aviso de enchente ou baixa umidade do ar a níveis críticos; neste caso a desgraça chega primeiro e o aviso depois.

Passando do mundo pago ao gratuito.

Tive alguns problemas com o linux instalado em minha máquina. Nada muito grave, mas descobri como a distribuição que eu usava era incompleta e não tinha um mínimo de suporte.

Aliás, nem sei se pode-se considerar o Kurumin como uma distribuição. O "criador" e mantenedor dessa distribuição a tem por hobbie e não como um serviço prestado.

O negócio é assim: um cara achou uma distribuição gringa muito legal (knoppix) e resolveu abrasileirar a danada. Tradução de textos e scripts de configuração, uma meia-dúzia de programas que ele usava e voila, nasce o queridinho das editoras.

Se por um lado é bom para a divulgação (sim, reconhecidamente muitas pessoas passaram a usar linux por causa dessa distribuição, inclusive eu), por outro lado a idéia nasceu e se mantém de um hobbie. Isso implica na quase total falta de suporte.

Existem apenas uns poucos textos e um fórum onde quem tira as dúvidas são os usuários mais experientes mesmo e apenas por boa vontade.

Essa falta de documentação oficial, além da incompletude do sistema quando se necessita de usar ferramentas um pouco mais sofisticadas é o calcanhar de aquiles do Kurumin.

Talvez para um primeiro contato ele ainda seja uma boa opção. Serve bem ao propósito de tirar o medo do desconhecido e desfazer a fama de extremamente complicado inerente ao linux. Mas depois de perder o medo e tomar gosto, vale a pena partir para alguma distribuição oficial.

Decidi trocar o Kurumin por outra distribuição. Vamos lá, primeiro passo, fazer o download da distribuição que eu quero.

E nesse passo foi um kralho, tentei por 4 vezes baixar o CD e todas as vezes minha conexão apresentou problemas. Que sufoco meu Deus.

O arquivo .iso (imagem para ser garvada no CD) tinha 700 MB, e de todas as vezes o máximo que consegui foi baixar 450 MB.

Resolvi então apelar para o Bit Torrent. Incrível a precisão e estabilidade que esse programinha danado tem. Mesmo a conexão estando uma merda ele conseguiu trazer tudinho sem maiores problemas.

Esse programa funciona com um P2P como o emule, kazaa, shareaza, lime wire e tantos outros. Porém ele a qualidade e robustez são muito superiores.

Enfim, instalei a distribuição que eu queria e ela tá uma maravilha. Além do suporte que existe e é muito bom.

Té+

Nenhum comentário: