quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Vida de técnico - técnico ?

Tenho investido pesado no aprendizado de novas tecnologias, linguagens de programação, etc...

Mas o que mais me incomoda é o fato de pessoas praticamente sem qualificação ganhar dinheiro de pessoas que os contratam de boa-fé.

Comprar um modelo de site pronto no template-monster, e enfiar uma meia-dúzia de códigos (diga-se de passagem geralmente sem segurança) achados em fóruns indicados pelo google. Pronto, prazo curto e baixo preço, resultado bonitinho, e funcionando pra inglês ver.

Quem é que se preocupa em fazer validação server-side? Filtragem contra code-injection? SSL?

Tem umas bocas-de-porco virtuais onde os pseudo-programadores nem se preocupam em aprender isso.

- "Deixa que o javascript e o tutorial de ASP cuidem disso. O importante é ganhar pro leite das crianças."

Mas pelo outro lado, programadores que levam a coisa a sério geralmente não são valorizados. Conheço muito programador bom ganhando 1/10 do que seu conhecimento técnico vale, isso sem falar na idoneidade, que não tem preço.

Mas parando de chorar minhas pitangas e a dos outros, vou falar sobre custos e benefícios.

A M$ pegou pesado com o Vista. Além de caro, exige muito mais hardware para funções não tão sofisticadas assim (isso para não dizer que é praticamente uma cópia do Mac OS X, da Apple).

Parece que o Linux está emplacando cada vez mais. Com distribuições cada vez mais amigáveis, aquela história de que é um sistema complicado, parecido com DOS, etc... tá virando lenda.

Aliás, em muita coisa o GNU/Linux anda crescendo numa velocidade e qualidade que está até assustando. Primeiro foi o 3D Desktop com XGL (procura isso no youtube pra entender), agora tem o Beryl com AIGLX (idem procura no youtube). Depois quero ouvir falar que o Linux é feio.

Gosto de todos os sistemas UNIX-like e não apenas do Linux. FreeBSD, OpenBSD, Solaris, etc... também são muito bons. E acho que é isso o que se deve levar em conta ao escolher um sistema operacional. Se é estável (não fica travando do nada), se é seguro (isso é bem relativo, vou explicar melhor abaixo), se tem aplicativos, se é compatível com diversos modelos de hardware...

Sobre segurança, não vale nada instalar um linux e achar que está protegido de tudo quanto é coisa. Um sistema, qualquer que seja, deve estar bem munido e configurado.

O negócio é que o Linux é mais pop agora. Tem cada vez mais aplicativos, interfaces gráficas, etc... Isso traz mais riscos para a plataforma (mais gente usando, mais crackers gastando energia em invasão deste sistema).

Volta a cair naquela coisa da segurança. Tem muita gente instalando versões mais amigáveis, como Kurumin ou Ubuntu, e achando que está protegida do mundo. Ledo engano. São versões muito boas, concordo, mas não dispensam uma correta configuração.

Essa coisa de usar softwares pode parecer complicada, e se você leu até aqui, quer dizer que no mínimo se interessou. Mas pode estar pensando:
"- Aí, mas que caralho! Será que não tem alguma coisa mais simples? Toda hora esse cara fica falando de configurar corretamente, usar corretamente, isso é melhor do que aquilo, mas pode não ser..."

Você aprendeu a dirigir antes de pegar seu próprio carro e sair por aí. Com os computadores é a mesma coisa. Aprender usar corretamente antes é necessário para se tirar um bom proveito da máquina.

Não tem que se saber tudo. Não tem que ser especialista. Nem todo mundo que dirige é engenheiro mecânico, ou piloto, mas sabe usar conscientemente (ou pelo menos deveria) um carro.

Ter noções de mecânica ajuda muito, principalmente na hora de contratar um serviço de manutenção ou instalação, não é verdade?

O mesmo raciocínio é válido para computadores. Não se precisa saber todas as normas e protocolos de redes para saber que se precisa de um firewall.

Tá bom, este post tá muito longo. O engraçado é que às vezes leio outros blogs e vejo que cada post meu deveria dar para fazer uns 4 ou 5 posts como o dos outros. Fico viajando de assunto em assunto... Quando chega no final o título do post já nem bate mais com o texto, rs...

Tá certo, vou começar a picotar meus posts e fazer meu blog parecer um blog de verdade.

[]'s

Nenhum comentário: