sábado, junho 23, 2007

Coisas de geek...

Nos "tempos mais primórdios" da existência deste blog eu, costumeiramente, escrevia mais sobre o sistema operacional Linux e afins, mas depois dei uma esfriada nesses assuntos aqui no blog.

Mas fiz algumas modificações no meu PC que mereceram um tópico. Instalei alguns programas no Linux que deixaram ele mais power. Eu sempre usei o PC com a finalidade de trabalho, então nunca teve muitas frescurites. Pacote de escritório, navegador de internet, cliente de e-mail, editores (de texto para códigos-fonte), alguns servidores (impressão, internet, banco de dados), alguns compiladores e linguagens, um mp3 player, queimadores de CD e DVD... pronto. Isso era o meu PC.

Mas havia alguns incovenientes, como não rippar para CD para MP3, passar os vídeos da câmera digital para o PC, editá-los e gravar em DVD... Não por falta de opções, mas por eu sempre deixar isso para depois.

Resolvi isso. Instalei a biblioteca que faltava (no MS Janelas isso seria equivalente a uma DLL) para converter para MP3. Aproveitando a deixa, instalei o Audacity (um programa para gravação e edição de áudio), o Kino (para capturar e editar vídeo), o Cinelerra (permite uma edição mais elaborada dos vídeos), o CinePaint (também serve para editar fotos e vídeos, mas ainda não aprendi a mexer direito nele), o Ardour (um mixer para canais de aúdio)... Ou seja, meu PC agora virou um estudiozinho bem poderoso.

Também instalei aqui o Mercury. Um cliente de MSN, IRc, e uns outros tantos protocolos. O visual dele é bem legal e mais intuitivo.

Também instalei um navegador que me surpreendeu: o Opera 9.21. Ele tem um visual bem clean, moderninho, e uns recursos bacanas, tipo preview de abas, leitor de RSS, cliente de bate-papo, cliente de e-mail, cliente de torrent... tudo embutido. Panorama de abas abertas, e um recurso de atalhos (Speed Dial) que achei muito bom. Além do melhor suporte a SVG que vi até agora.

Ele não tem tantos plugins e addons disponíveis como o Firefox, mas para uma navegação é bem interessante. Vale a pena dar uma olhada no danado.

Para navegar recomendo o Opera, para desenvolver o Firefox. Para desenvolvimento o Opera oferece um pacote de ferramentas para webmasters, mas que ainda não chega a ser como as extensões Firebug e Web Developer disponíveis para o Firefox.

Ainda na pauta Mozilla, fazia muito tempo que eu não usava o Thunderbird (um cliente de e-mail). Achava ele meio incompleto. Fazia sua função, mas era meio incompleto. Preferi o Evolution, que tem uns recursos a mais que eu gostava. Besteira, dando uma vasculhada no site da Mozilla, resolvi testar o novo Thunderbird e uns addons dele (Mozilla Calendar). Era o que eu queria: um cliente de e-mail leve, e com as facilidades às quais não abro mão.

Agora sobre serviço também havia alguns programas que eu sentia falta. Instalei o PostgreSQL e o phppgadmin, e dos editores instalei o NVU, o Quanta Plus e o Eclipse.

Mas faltava um ponto crucial: para todo site que faço, tenho que reiniciar a máquina e ver como ele se sai no MS IE. Para quem não sabe, a diferença é gritante para quem desenvolve. Você faz um site que fica legal no Firefox, Opera, Safari, Maya, Galeon, Konqueror... mas no IE fica uma porcaria. A recíproca é verdadeira, se você fizer um site que fica bonito e funciona no IE, as chances dele dar algum chabú nos outros é grande.

O problema é que o IE aceita muito código errado (principalmente de Javascript) e renderiza muito mal o CSS (layout). Então a ordem é fazer um site que funcione nos outros (vai funcionar no IE também), e rascunhar o layout. Depois sim, ajustar o layout para o IE.

Pois bem, isso enche o saco. Para encher menos, achei um pacote fantástico: o IE4Linux. Sim, dá pra instalar o IE no Linux (nas versões 5.0, 5.5 e 6.0). Com flash e tudo mais. É obvio que não o uso para navegar, mas para testar como ele renderizará o layout. Simplesmente uma mão na roda.

Bem, prometo que o próximo tópico geek vai demorar mais um pouco para voltar nestas páginas.

Té+

Nenhum comentário: