quinta-feira, junho 07, 2007

Sonzeiras e tosqueiras

Este post tem um caráter diferenciado. Meu insubstituível, impagável e inoxidável irmão, Toucinho, nascido em 1986, garimpeiro de raridades, e vasculhador motores nas horas vagas, contribuiu e muito no árduo trabalho de prospecção de tosqueiras. Ficamos praticamente toda a tarde do feriadão caçando relíquias (e tendo espasmos abdominais devido à alta dose de riso).

Na verdade, apenas recebi uma visita do meu irmão, e ficamos vendo tosqueiras no youtube. Este post não era planejado, mas a tarde rendeu tantas risadas, que achei que seria justo publicar uma coletânea de tosquices.

Garimpamos as tosqueiras dos anos 70, 80 e início dos 90. Achamos pérolas como "I'm too sexy" da banda (era uma banda?) Right Said Fred. Pior, descobrimos na wikipedia que alguns integrantes do Right Said Fred participaram de um rally em prol dos direitos dos homossexuais na Rússia. O que eu não consigo imaginar é aquele bando de macho (?) dentro de um Lada cor-de-rosa, saltitando pelas estradas de terra perto de Moscou. Não sei se isso é o pior. Na verdade meu irmão me revelou que o baixista/vocalista, Richard Fairbrass, do Right Said Fred foi baixista do David Bowie (que decadência, não?); para tirar a prova assista o clipe de Blue Jean.

Depois uma seção um tanto mais colorida: Living Colour, com o irreverente clipe de "The Glamour Boys". Os instrumentos coloridos são de muito bom humor e mau gosto, combinação rara de se encontrar!

Minha vez de mostrar uma curiosidade para meu brother: o som das guitarras de "Beat It", de Michael Jackson, foi todo produzido e gravado por nada mais nada menos do que Eddie Van Halen. Cada podre que a gente descobre... Nos vídeos relacionados a Beat It, achamos uma versão indiana de Thriller. Com uma hilária adaptação para danças típicas e folclóricas da Índia... bizarrice total. Ah sim, também vimos o clipe de Billie Jean (não confundir com James Dean), mas sobre esse clipe não há comentário: é ruim e pronto.

A banda Tecnotronic, com "Pump It Up The Jam", de onde se originou o vocábulo pô-pê-rô (!) muito conhecido pelas calças largas que fizeram sucesso no início da década de 90. Mas o clipe tinha um quê de Clóvis Bornay no figurino: roupa de acadêmia em lycra verde, com pochetes e botas de sete léguas.

Dando uma vasculhada nos baús encontramos Mr. T, conhecido ator dos anos 80 com participação em He-Man, cantando "Treat your mother right". Com seu característico figurino de "gigantes do ringue", ele se expõe todo o seu vozeirão e jeito para karaokê-king-kong (mico é coisa que seu primo de 5 anos faz).

A banda Snap!, composta por Tony Tornado e Glória Maria, fazem apresentações memoráveis nos clipes de "Rhythm is a dancer" e "The Power".

Um perdido chamado Noel, numa música chamada "Like a Child", onde ele, em trajes de cowboy, habilidosamente mistura dança com tae-kwon-do, também fez parte de nossas visualizações.

Agora dos famosos, teve a boys band New Kids On The Block, com o seu maior hit: "Step-by-step". Na mesma linha encontramos Village People, onde descobrimos uma surpreendente participação do Chuck Norris, no clipe de Macho Man. Ainda se inclui nesta categoria só que mais mal sucedidos estão os Menudos, Dominó, Polegar, Conrado, e outros infelizes...

Bonie M com seu incrível sucesso "Daddy Cool", traduz em poucas palavras e muitos gestos desconcertados o que eram os anos 70. Uma inspiração para James Brown & cia.

Os Stones também são sempre uma boa pedida para as risadas. Assista os clipes de "She's so cold", "Start me up" e "Miss You". Repare em especial que o baixista era o Silvester Stalone, ou algum parente muito muito próximo.

"Maniac" de Michael Sembello é um clássico que marcou época - o flashdance - e foi exaustivamente copiado em outros filmes, propagandas, seriados... e até hoje é um bom motivo para dar risadas. Ah, vimos também a galinácea atuação de John Travolta em "Summer Nights".

Fora da linha gay, mas na linha travestida temos Twisted Sisters com "We're not gonna take it" na versão full ou na versão com o Super Mario, e "I wanna rock". Impagável.

Claro que também vimos coisas boas. ZZ Top, Lynyrd Skynyrd, Midnight Oil, Oingo Boingo entre outros que pouco são divulgados na mídia. Agora um que me chamou a atenção foi este número de música com teatro de fantoches. Os caras são muito bons.

Não postei os links, mas qualquer busca medíocre com o nome do artista e da música vai retornar os clipes nas primeiras posições.

Então estão aí nossas sugestões para futilidade atemporal, gratuita, e instantânea. Motes para algumas horas de riso.

Té+

Nenhum comentário: