Fórmula 1 - 2007
Hoje é que me dei conta, já se passaram duas etapas de fórmula 1 e eu ainda não escrevi nada a respeito.
A temporada começou bem. Em Melbourne, Massa fez bonito, largou em último devido a um problema no carro durante a classificação e chegou na zona de pontuação. Raikonnen fez uma corrida tranquila, apesar de um erro durante às últimas voltas quse colocar tudo a perder. Conterrâneo do Kimi, o Heikki Kovalainen, estreou mal; muito mal e Briatore encontrou um rabo onde empurrar sua frustração.
As BMW's andaram bem, mostrando que o carro se comporta como de gente grande quando não quebra (coitado do Kubica). No geral as matrizes estão mal e as filiais surpreendendo. Super Aguri andando na frente da Honda, Williams andando na frente da Toyota. Parafraseando o Capelli: o poste tá mijando no cachorro.
Aliás, falar que a Honda está mal chega a ser eufemismo. A equipe de Button e Barrichelo está péssima, se comparado à temporada passada onde se firmou como a 4ª força.
A McLaren deu uma renascida e tanto depois de uma temporada conturbada e de resultados tímidos. Trocou os dois pilotos numa tacada só e parece que até os ânimos mudaram por lá. Contando com o bicampeão Fernando Alonso e o estreante Lewis Hamilton, a equipe britânica conseguiu levar seus dois pilotos ao pódio, logo na primeira corrida.
Alonso não é bicampeão mundial à toa, mas Hamilton surpreendeu. Andou forte, deu um calor no asturiano, e mostrou que todo o investimento pessoal de Ron Dennis nele valeu a pena.
O pior acidente em Melbourne, ficou por conta do David "Vaca-Brava" Coulthard, que literalmente atropelou a Williams de Alexander Wurz com seu Red Bull. Coisa feia para o piloto que está a mais tempo na Fórmula 1; e isso também mostra um dos porquês do dito cujo nunca ter sido campeão.
Já em Sepang, na Malásia, segunda etapa do calendário, parece que a McLaren trabalhou bem o carro, e tirou a diferença que houve na primeira etapa. E isso ficou muito nítido na super pole.
Fazia tempo em que eu não via uma classificação tão apertada, decidida na última volta de cada um dos 4 primeiros pilotos. Alonso, Raikonnen e Massa se alternaram na liderança nas últimas voltas. Massa fez a pole position, seguido de Alonso, Raikonnen e Hamilton.
Mas na hora do vamos ver na corrida a história foi outra. Massa largou mal e perdeu a liderança para Alonso logo na primeira curva. Pior, ainda depois perdeu a segunda posição para Hamilton que estava emparelhado com ele desde a saída da segunda curva.
Nesta corrida Hamilton mostrou que chegou à F-1 sem precisar aprender nada. Serviu de escudeiro para Alonso, que abria entre 0,5 a 1,0 segundo por volta. E do meio da corrida em diante apenas administrou a vantagem.
Massa que desesperadamente tentava ultrapassar Hamilton se afobou. Depois de ter tomado um "X" lá pela 4ª volta, saiu da pista na 6ª volta, e perdeu 2 posições, ficando atrás de Heidfeld. Valeu pelo pega que há muito não se via na F-1. Mas pelo menos ele foi homem o suficiente para assumir seus erros no final da corrida.
Depois disso a corrida foi morna que só. Raikonnen não arriscou absolutamente nada. Apenas administrou a corrida e chegou em 3º. Alonso, com toda a vantagem que construiu até a primeira parada, só administrou daí pra frente.
Algumas posições mais atrás foi onde rolou alguma diversão. Wurz fez uma corrida e tanto, inclusive ultrapassando o Coulthard na mesma curva onde Massa errou, demonstrando assim que há mais lugares na pista para ultrapassagens do que por passando por cima.
Por falar em Williams, Rosberg também fez bonito com o que tinha. Até o momento em que quebrou.
Barrichelo também tirou leite de pedra de sua Honda. Largou dos boxes e chegou em 11º, à frente de Button e das Aguris. Mesmo assim a situação continua feia para a Honda que até agora não marcou nenhum ponto.
A Renault continua mandando mal, mas pelo menos dessa vez o Kovalainen não deu tantos motivos para o Briatore sentar-lhe o sarrafo. Novamente tivemos a inversão entre a Williams e a Toyota.
Kubica sofreu com a confiabilidade de sua BMW, mas usou do seu direito de errar. Heidfeld nem sofreu com confiabilidade, e também não errou, ficou em 4º, na frente de Massa, e administrou sua posição a corrida inteira.
Dizem que há uma equipe chamada Spyker. Até agora só vi sinais de fumaça dando indícios de tal existência.
No saldo final, nenhum acidente feio durante a corrida, Raikonnen mostrou que está mais maduro, e Ron Dennis estava feliz como há muito tempo não se via. Pudera, depois de ter esmerilhado a diferença entre Ferrari e McLaren e ver seus dois pilotos fazendo uma dobradinha memorável, não é para menos.
Enfim, ainda é começo do campeonato e ainda tem muita coisa pra rolar. Mas por esse começo está prometendo ser um bom campeonato.
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