segunda-feira, abril 02, 2007

Hacker X Cracker

Recentemente eu estava conversando com amigo meu e tentava explicar a diferença entre os termos. Para quem é da área sabe que a diferença é gritante e abrange desde a forma de pensar até as técnicas usadas.

Uma das coisas que irritam quem leva computação a sério é o uso errôneo do termo hacker por parte da mídia. Não entrarei nas minúcias da discussão da origem do termo, mas darei uma idéia, espero que nítida, do que o termo significa.

Um hacker é uma pessoa com muito conhecimento técnico, habilidade e inteligência. Além disso, verdadeiros hackers não são vilões. Boa índole também é um requisito. Construir, desenvolver, aplicar bem os conhecimentos são práticas hacker.

Os crackers são os responsáveis pela má fama dos hackers. São pessoas que têm ou não conhecimento técnico avançado, porém usam o que têm para benefício próprio. São os responsáveis por invasões de sistemas, pirataria, e uso indevido de propriedade alheia.

Então hacker não invade nenhum sistema? Um hacker tem conhecimento sim para invadir um sistema. A diferença está na postura depois da invasão. Um hacker normalmente não rouba dados, ou danifica o sistema. Reza a lenda que alguns até mesmo corrigem pequenos defeitos e brechas encontradas (tá, eu também sou cético quanto a esse lance da correção).

Bem, este texto era só pra esclarecer os termos mesmo. Tá mais pra satisfação pessoal do que outra coisa.

Nenhum comentário: