domingo, março 11, 2007

União Européia - Iniciativas que merecem ser reconhecidas

Segundo este artigo, vemos que a UE já vem tomando algumas medidas, nem que mínimas, para o bem do planeta. Com a pesquisa sobre e-lixo que realizei, descobri que eles foram os primeiros (e únicos até agora) a endurecer as diretrizes com relação ao sistema de produção de eletro-eletrônicos, que se vale de processos agressivos ao meio ambiente. Dois pontos para eles.

Esse tema do meio ambiente já vem sendo discutidos a pelo menos duas décadas, mas no fim das contas ninguém acabava fazendo nada, e empurrando o problema para a frente com a barriga. A principal "justificativa" é o impacto econômico que o cuidado com o meio ambiente pode causar, tanto para as empresas quanto para as lideranças políticas.

O lucro (ou o não-prejuízo) é a base do nosso sistema capitalista, e com a velha história de lobbies, as lideranças políticas podiam perder influência, apoio e popularidade. Isso, é claro, no mundo inteiro, passando até mesmo por episódios pra lá de desagradáveis como em Kyoto. Essas medidas exigem um investimento maior tanto em projeto, quanto em manufatura por parte das empresas, o que não deixa de ter seu impacto.

Enfim, tomar essas medidas é como dar um tiro no próprio joelho, mas deixar de tomar partido é como colocar a cabeça num torniquete.

Após isso, é esperar para ver quem será o próximo a esfacelar a patela e tentar garantir a integridade de suas têmporas.

Té+.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente parece que esse tipo de problema só será levado a sério quando passar a gerar prejuízos econômicos, e não apenas ambientais.